Search

Escola de Araranguá é premiada por boas práticas de alfabetização e já utiliza kit tecnológico em sala de aula

A Escola Professor Mota Pires, em Araranguá, foi uma das 12 instituições catarinenses reconhecidas na segunda edição do Prêmio Lume: Escola Referência, promovido pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). A premiação valoriza práticas de alfabetização até o 2º ano do ensino fundamental com base nos resultados da avaliação Alfabetiza SC e nas ações pedagógicas desenvolvidas.

Como reconhecimento, a escola recebeu um kit com tablet, cinco smartphones e materiais escolares, já incorporado ao dia a dia dos alunos. Os equipamentos estão sendo usados exclusivamente para atividades pedagógicas, com foco em pesquisas e aprendizado. “Eles usam com responsabilidade e sem acesso a redes sociais, apenas para estudo”, explica a diretora Alexandra Schutz.

Durante a entrega, realizada no dia 14 de maio, o promotor de Justiça Rafael Fernandes Medeiros destacou a importância do prêmio para motivar os alunos e reconhecer o trabalho dos educadores. Um dos estudantes premiados, José Anastácio dos Santos, comemorou a novidade: “Vai ajudar bastante nos estudos. Vai ser bem legal”.

O Prêmio Lume é uma iniciativa do Grupo Estratégico de Monitoramento dos Planos de Educação, coordenado pelo MPSC, Tribunal de Contas do Estado e Ministério Público junto ao TCE/SC. A seleção das escolas envolveu três etapas e avaliou critérios como infraestrutura, dados do Censo Escolar 2023 e desempenho na alfabetização.