O inverno se antecipa em Santa Catarina com a possibilidade da primeira neve de 2025 já nesta semana. A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil emitiu alertas para uma frente fria que avança sobre o estado entre terça-feira (27) e quarta-feira (28), com previsão de instabilidade e risco de temporais no Grande Oeste. Com o afastamento desse sistema, uma massa de ar seco e extremamente frio derruba as temperaturas em todo o território catarinense, elevando as chances de fenômenos típicos do inverno.
A partir da noite de quarta-feira, o frio se intensifica, com temperaturas negativas previstas para os Planaltos e o Meio-Oeste. A quinta-feira (29) concentra a maior probabilidade de neve nas áreas mais elevadas, embora a Defesa Civil destaque a dificuldade de previsão precisa para esse tipo de fenômeno. A combinação de frio intenso e umidade torna o cenário propício para precipitação invernal.
As temperaturas devem permanecer baixas até o domingo (1º), com mínimas entre 0°C e 5°C no Oeste e nas áreas serranas, podendo chegar a -2°C nos pontos mais altos. Nas cidades litorâneas, os termômetros marcarão entre 5°C e 10°C. Durante as tardes, mesmo com o retorno do sol, as máximas não devem ultrapassar os 20°C.
A Defesa Civil alerta para formação de geada ampla e possibilidade de congelamento de pistas e tubulações nas regiões serranas. A população deve adotar cuidados com a saúde, o uso seguro de aquecedores e atenção redobrada ao dirigir.
Mais informações podem ser acompanhadas pelos canais oficiais da Defesa Civil. Em casos de emergência, os contatos são 199 e 193.