Search

Balanço positivo da XVI Marcha a Brasília para vereadores de Maracajá

A Câmara de Vereadores de Maracajá volta às sessões normais nesta segunda-feira, 26 de maio, após uma comitiva de sete vereadores ter participado ativamente da XVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios.

Estiveram no Planalto Central os vereadores Daniel Mendonça (PSD) – presidente da Câmara; Lane Dassoler (MDB); Gisele Garcia Dal Pont (PL); Gisa Rocha (MDB); Jucemar Pedro Gonçalves – Má (PSD); Lacide Rocha (MDB) e Welliton Júnior de Farias (União Brasil).

O grupo embarcou no domingo e retornou na quinta-feira, 22, após o encerramento do evento.

Na abertura do evento, o maior de toda a história, o presidente Lula da Silva (PT) discursou, e recebeu um misto de vaias e aplausos, numa demonstração clara de ainda segue a polarização. Sobretudo porque o ex presidente Jair Bolsonaro (PL) participou do evento e foi, em alguns momentos, exaltado pelos seguidores.

Os vereadores de Maracajá participaram das arenas de discussão, com diversos temas e palestras. A vereadora Lane Dassoler (MDB), participou de debates de interesse de todos os municípios, como o “Financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS)” e “Mudanças e tendência na atenção primária (9 tendências importantes)”.

Os vereadores aproveitaram ainda para circular pelos gabinetes da Câmara dos Deputados e Senado Federal.

Os vereadores também foram ao Ministério da Saúde para se inteirar do Programa Saúde Mais Agente. Além disso, os vereadores saíram de Brasília com a convicção de que o município irá receber recursos para realizar o tão sonhado posto de saúde para Maracajá. A promessa de recursos é do gabinete do deputado federal Carlos Chiodini (MDB) para a construção de uma nova UBS Unidade Básica de Saúde (UBS).

Uma das pautas que foram tratadas durante a Marcha foi a dos direitos da mulher e a preocupação com o crescente número de feminicídios.

“Além de muitos recursos e projetos que podem ser ajustados à nossa realidade, como a Procuradoria da Mulher, a qual, durante o evento, tive o prazer de conhecer o real papel. No Senado, também tive a oportunidade de conhecer setores que, além de oferecer apoio, destacam a importância dos direitos das mulheres que enfrentam qualquer tipo de violência”, explica Lane.