Search

Câmara de Araranguá homenageia Colégio Murialdo pelos 70 anos de história e contribuição à educação

Na sessão ordinária desta segunda-feira (19), a Câmara de Vereadores de Araranguá aprovou, por unanimidade, a Moção nº 022/2025, de autoria do vereador Jorge Ghiraldo, de Reconhecimento e Aplausos ao Colégio Murialdo pela passagem dos seus 70 anos de fundação. A homenagem celebra a trajetória de excelência da instituição e sua relevante contribuição para a educação e o desenvolvimento social do município.

Fundado em 1955, o Colégio Murialdo nasceu do esforço conjunto entre lideranças políticas e religiosas da época, que buscavam ampliar o acesso à educação em Araranguá. A iniciativa contou com o apoio da Congregação dos Josefinos de Murialdo, que assumiu a direção da nova escola por meio de uma articulação entre o então deputado estadual Afonso Ghizzo e o pároco Padre Santos Sprícigo. Assim surgiu o “Ginásio Nossa Senhora Mãe dos Homens”, que logo se tornou referência no ensino de qualidade para crianças e jovens da cidade e da região.

Com o passar dos anos, a instituição ampliou sua atuação educacional, oferecendo cursos comerciais, científicos e, posteriormente, o ensino médio. Em 2004, por meio de uma parceria com a Universidade do Norte do Paraná – UNOPAR, passou a ofertar também formação em nível superior. Além da educação formal, o Colégio Murialdo sempre teve uma marcante atuação social, atendendo crianças em situação de vulnerabilidade por meio do Centro de Aprendizagem Murialdo (CAM) e destinando 20% de suas vagas escolares a estudantes bolsistas.

Ao longo de suas sete décadas, o Colégio manteve firme o compromisso com a qualidade do ensino e com a formação integral de seus alunos, tendo como base a Pedagogia do Amor – Educação do Coração, proposta pelos Josefinos. A instituição também contribuiu para a vida cultural e esportiva da cidade. Destaque ainda para os índices de aprovação em vestibulares, concursos e provas de ENEM.

Durante a solenidade, o diretor do Colégio, Pe. Joacir Della Giustina, informou que, ao longo dos 70 anos de história, a escola já atendeu 12.105 estudantes, reafirmando sua importância na trajetória educacional do município.

O vereador Jorge Ghiraldo destacou que os 70 anos do Colégio Murialdo são motivo de orgulho para todos os araranguaenses, por sua trajetória pautada na excelência, no compromisso social e nos valores humanos, com uma missão educadora que transformou e continua transformando gerações. “Hoje, esta Casa se engrandece ao prestar justa homenagem ao Colégio Murialdo – uma instituição que, mais do que formar alunos, moldou gerações, construiu caráter e fortaleceu os pilares do nosso município. Falar do Murialdo é falar da própria história de Araranguá. É lembrar que o sonho de uma educação qualificada nasceu da coragem de homens públicos e da fé de líderes religiosos. Como pai, posso reafirmar a excelência de uma educação que, além de tocar o intelecto, toca também o coração.”

Compuseram a mesa diretora na noite de homenagem o diretor do Colégio Murialdo, Pe. Joacir Della Giustina; a vice-diretora, Fabiana Vieira de Oliveira; e o diretor da UNOPAR e formador do seminário, Pe. Geraldo Luiz Canever. A solenidade foi ainda abrilhantada pela apresentação do Coral Murialdo, que emocionou o público presente e deu um brilho especial à celebração.