Search

Anteprojeto busca levar Tecnologia à Terceira Idade em Araranguá

A Câmara de Vereadores de Araranguá aprovou nesta segunda-feira (05) o Anteprojeto de Lei nº 027/2025, de autoria do vereador Evandro Conceição, que institui oficialmente a ‘Semana do Conecta Idoso’. A iniciativa visa promover a inclusão digital da população idosa, e a proposta é de que aconteça anualmente na primeira semana de outubro.

 

Com foco na capacitação tecnológica da terceira idade, o projeto prevê uma série de atividades educativas, interativas e culturais que envolvem desde oficinas práticas com smartphones até palestras sobre segurança digital e eventos de integração com jovens.

 

Segundo o texto aprovado pelos vereadores, a programação será dividida em cinco dias temáticos, abordando temas como o uso de redes sociais, transações seguras online, acesso a serviços públicos digitais e encerrando com uma confraternização cultural e entrega de certificados aos participantes.

 

As atividades poderão ocorrer, de acordo com a proposta, em parceria com instituições de ensino, empresas de tecnologia, operadoras de telefonia e voluntários. A expectativa é que o evento contribua para o empoderamento digital dos idosos e para o fortalecimento dos vínculos entre gerações.

 

Entre as ações previstas estão oficinas de introdução ao uso de dispositivos digitais; o uso de redes sociais e comunicação digital — como utilizar WhatsApp e Facebook para se conectar com amigos e familiares; segurança digital — com orientações sobre como identificar golpes e fraudes online, por meio de palestras e simulações práticas; além de instruções sobre como acessar serviços públicos e realizar tarefas cotidianas por meio de aplicativos úteis.

 

O autor do anteprojeto, vereador Evandro Conceição, afirma que além dos benefícios diretos à população idosa, o mesmo pretende tornar Araranguá referência em políticas públicas de envelhecimento ativo e cidadania digital.