Search

Sombrio conquista destaque nacional e é premiada pelo Governo Federal por inclusão no mercado de trabalho

Em um feito inédito, Sombrio foi reconhecida como a única cidade de Santa Catarina a receber o Prêmio Nacional de Inclusão Socioeconômica, concedido pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). O município está entre os 15 do Brasil que mais geraram oportunidades de emprego para pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) entre 2023 e 2024.

A premiação, entregue em cerimônia realizada na terça-feira (29), em Brasília, valoriza municípios, estados e empresas que se destacam na promoção de renda, qualificação profissional e apoio ao empreendedorismo de famílias em situação de vulnerabilidade social. Na categoria “Inserção no Mercado de Trabalho”, Sombrio brilhou nacionalmente graças às políticas públicas voltadas à empregabilidade e à capacitação profissional de sua população.

“Esse reconhecimento é um reflexo de um trabalho que prioriza as pessoas e acredita na transformação pela oportunidade”, afirmou a prefeita Gislaine Cunha.

Ela também destacou o papel fundamental das parcerias:

“Nossas ações são reforçadas através das empresas parceiras e de diversas instituições que caminham conosco para mudar realidades.”

O destaque alcançado é resultado de um esforço conjunto da Prefeitura de Sombrio, em parceria com a Secretaria de Assistência Social e outras entidades, que promovem cursos de qualificação, ações de inserção profissional e incentivo ao empreendedorismo local.

Além de Sombrio, outros dois municípios da região Sul foram premiados: Assis Chateaubriand (PR) e Seberi (RS). Santa Catarina, como estado, ficou em terceiro lugar no ranking nacional de geração de empregos para beneficiários do CadÚnico, sendo o melhor colocado da região Sul.

O prêmio integra o programa “Acredita no Primeiro Passo” e reconhece práticas que combatem as desigualdades sociais, com foco na autonomia e transformação da realidade de milhares de brasileiros.