A Polícia Civil do Mato Grosso do Sul cumpriu, na manhã de terça-feira (29/04), três mandados de busca e apreensão nos estados do Paraná e de Santa Catarina, incluindo o município de Araranguá.
A ação faz parte das investigações da DEFRON (Delegacia de Repressão aos Crimes de Fronteira), que apura o transporte de mais de 12 toneladas de maconha apreendidas em novembro de 2024, em Aral Moreira-MS, durante a Operação Protetor.
A droga estava escondida sob uma carga de milho em um caminhão bitrem, e tinha como destino o Rio Grande do Sul. O motorista foi preso em flagrante e revelou detalhes que levaram à identificação de outros envolvidos, entre eles, um suspeito de comandar a logística e o financiamento do transporte. MPor isso, a Justiça autorizou buscas em São José dos Pinhais-PR, Florianópolis-SC e Araranguá-SC.
As diligências contaram com o apoio da DIC de Araranguá, da DECRIM de Florianópolis e da Polícia Civil do Paraná. Nas ações, foram apreendidos eletrônicos, documentos e materiais que podem fortalecer as investigações. A DEFRON segue atuando para desarticular toda a estrutura por trás do esquema de tráfico interestadual de drogas.