Acusado de violência contra mulher, vice-prefeito de Lages rompe oficialmente com legenda; direção estadual reforça repúdio e solidariedade à vítima
O vice-prefeito de Lages, Jair Júnior, oficializou na tarde desta quinta-feira (17) seu pedido de desfiliação do Podemos. A solicitação, feita um dia após a Executiva Estadual do partido em Santa Catarina deliberar por sua expulsão, foi aceita pela presidente estadual da sigla, deputada Paulinha, encerrando o vínculo de Jair com a legenda.
A decisão da Executiva veio após denúncias de violência contra a mulher, registradas em 22 de março, e atualmente sob investigação do Ministério Público. No dia seguinte à denúncia, o partido acionou a Comissão de Ética Nacional, que acatou o pedido de expulsão encaminhado pela direção estadual, com base no devido processo legal.
Desde o início do caso, o Podemos se manifestou de forma contundente.
“As acusações que pesam contra ele são extremamente graves e vão contra tudo aquilo que defendemos. A violência contra a mulher, para o nosso partido, é absolutamente intolerável”, afirmou a deputada Paulinha.
O deputado estadual Lucas Neves, vice-presidente do Podemos em Santa Catarina e principal liderança da sigla na Serra Catarinense, também se pronunciou:
“Fomos surpreendidos como toda Lages. Nós desconhecíamos esse comportamento violento do Jair Júnior. Mas jamais toleramos esse tipo de ato, ainda que cometido por alguém próximo a nós.”
A investigação do caso segue sob responsabilidade do Ministério Público. Jair Júnior ainda não se pronunciou publicamente sobre o pedido de expulsão nem sobre a desfiliação.
Podemos decidiu pela expulsão:
https://post.tv.br/2025/04/17/podemos-decide-expulsar-vice-prefeito-de-lages-por-acusacao-de-violencia-contra-a-mulher/