Representantes da Associação dos Servidores do Instituto do Meio Ambiente de SC (ASSIMA) foram recebidos por parlamentares na última semana
O Instituto do Meio Ambiente (IMA) de Santa Catarina celebra 50 anos de história em 2025 e a Associação dos Servidores do Instituto (ASSIMA) está desenvolvendo o Plano Estratégico de Carreira (PEC) da categoria. Com isso, os servidores também iniciaram a apresentação da proposta metodológica do PEC aos deputados das principais comissões permanentes da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc) relacionadas à carreira dos servidores.
A ação faz parte da etapa de consulta aos stakeholders do PEC. As primeiras agendas de articulação ocorreram na última semana, quando representantes da ASSIMA foram recebidos na Alesc pelo presidente da Comissão de Tributação e Finanças, deputado estadual Marcos Vieira; pelo presidente da Comissão de Constituição e Justiça, deputado Felippe Luiz Collaço, o Pepê Colaço; também pelo presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, deputado Marcos José de Abreu, o Marquito; pela Frente Parlamentar em Defesa do Serviço Público, por meio do deputado Fabiano da Luz; assim como pelo gabinete do deputado Ivan Naatz, presidente da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Casa Legislativa.
“A excelente receptividade e interesse dos deputados estaduais em conhecer melhor a proposta metodológica de construção do Plano Estratégico de Carreira demonstra a importância do momento histórico de comemoração dos 50 anos da nossa instituição e da nossa carreira. A partir disso, vamos avançar o diálogo com os parlamentares por meio de uma reunião ampliada junto a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, na qual a ASSIMA apresentará de forma integral a proposta metodológica”, explica o presidente da Associação, Bruno Sodré.
Sobre o PEC
Com o objetivo de garantir a vitalidade da carreira dos servidores do IMA-SC e o cumprimento das diretrizes de defesa e preservação do meio ambiente, a ASSIMA está desenvolvendo o Plano Estratégico de Carreira da categoria. A elaboração e conclusão do documento deverá acontecer até o mês de julho, quando ocorre o aniversário do Instituto.
Além de buscar impulsionar a aprovação do Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos (PCCV) dos servidores – uma luta já antiga da categoria – como marco comemorativo às cinco décadas de história do IMA-SC, o PEC também volta o olhar para a conjuntura das políticas ambientais em médio e longo prazo, a necessidade de maior resiliência frente às oscilações políticas e o próprio impulsionamento da carreira dos servidores no âmbito técnico-científico. Ou seja, de forma geral, trata-se de um documento que dará as diretrizes necessárias à carreira dos servidores do Instituto.