Search

CERSUL faz teste de segurança de equipamentos

A CERSUL realizou ensaios isolantes em Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs). É procedimento técnico realizado para verificar a capacidade de isolação elétrica de equipamentos utilizados por profissionais que trabalham em ambientes com risco de choque elétrico.

Nesta etapa, foram ensaiados todos os materiais flexíveis e rígidos utilizados para trabalho com energia elétrica. Os ensaios isolantes, ou testes de equipamentos, são realizados pela CERSUL em conformidade com a NR10 (Norma Regulamentadora), garantindo que os materiais estejam dentro dos padrões exigidos para a segurança dos trabalhadores.

 

Segundo o técnico em segurança do trabalho, Clauber Colonetti, o processo de análise das ferramentas de trabalho, assim como dos EPIs e EPCs, visa assegurar que os profissionais que lidam diretamente com eletricidade estejam protegidos contra riscos elétricos. Para isso, um laboratório móvel é deslocado até a cooperativa para a realização dos testes.

 

Para o presidente, Andrei Magagnin, é importante garantir a segurança dos funcionários, mantendo os testes de isolantes em EPIs e EPCs sempre em dia. Os equipamentos, ferramentas e dispositivos isolantes ou equipados com materiais isolantes, utilizados para trabalhos que envolvem interação com eletricidade, devem ser submetidos a testes elétricos e ensaios laboratoriais periódicos.

Cada item aprovado nos testes recebe uma etiqueta de rastreamento com um número exclusivo para controle e rastreabilidade. Essa identificação é feita por uma empresa especializada contratada pela CERSUL, garantindo um controle rigoroso e a segurança dos equipamentos utilizados pelos profissionais.