Search

Campeonato Catarinense: depois de 20 anos não haverá Top da Bola em 2025

O Instituto Mapa, através de seu fundador e Diretor Presidente, José Nazareno Vieira, o Zeno, fez nesta data (21/02/2025) um comunicado anunciando que não terá ́ o projeto Top da Bola de 2025.
Este prêmio vinha sendo entregue há 20 anos, valendo como a cerimônia oficial de encerramento do Estadual de Futebol de Santa Catarina, fazendo a consagração dos atletas que mais se destacaram em campo ao longo da competição.
Com a participação voluntária de profissionais de imprensa, o Instituto Mapa fazia a coleta e o processamento de dados a fim de apurar quais jogadores, componentes da arbitragem e dirigentes mais se destacaram no Estadual.
Conforme Zeno, apesar de muitas tentativas, o projeto não obteve o respaldo em termos de apoio e patrocínio necessário para viabilizá-lo nesta edição, nem do Presidente da FCF, Rubens Angelotti e também do Presidente da SC Clubes, Cristopher Nazário.

A MANIFESTAÇÃO DO PRESIDENTE DO INSTITUTO MAPA:
Como atleta, desportista e dirigente, é natural que a gente tenha ao longo de nossa vida um envolvimento muito próximo ao desporto em geral, principalmente ao futebol.
Assim, dentro das atividades do Instituto Mapa e inspirado por amigos e também desportistas, acabei criando um produto que se consolidou ao longo dos últimos 20 anos, o Prêmio Top da Bola.
Esta premiação visava sempre consagrar destaques individuais do Campeonato Catarinense de Futebol, bem como o reconhecimento a dirigentes, arbitragem, comissão técnica e os dirigentes que se destacaram ao longo da competição estadual a cada ano. O Top da Bola apontou revelações de atletas que se transformaram em destaques nacionais e internacionais.
O mais relevante era que as escolhas partiam sempre de indicações dos profissionais de imprensa de SC que acompanhavam a competição. Foi uma contribuição voluntária de relevância por parte de radialistas, jornalistas, comentaristas e repórteres, a quem agradecemos a colaboração ao longo de todo este período, tanto nas votações como na maciça divulgação.
As dificuldades naturais e inerentes de ´tirar do chão´ um projeto inovador e transformá-lo num sucesso, fizeram com que eu dedicasse muito carinho ao Top da Bola.
Os tempos passaram, a época romântica do amadorismo não existe mais. O futebol é um negócio e precisa ser tratado como tal. E viabilizar projetos como o Top da Bola exigem uma estrutura profissional com alta capacitação técnica e que precisa ser remunerada, sem contar os custos como a premiação e o evento de entrega dos prêmios.
Dirigentes como os saudosos Delfim de Pádua Peixoto (FCF) e Nilson Zunino (SC Clubes) entendiam a importância que o Top da Bola e sempre o apoiaram com muito entusiasmo. Este apoio nunca faltou.
O Instituto Mapa tentou junto a empresas e entidades a captação de um parceiro patrocinador que tornasse o Top da Bola novamente viável em 2025, porém, estes esforços não foram assimilados pelas empresas e entidades as quais foram abordadas, principalmente pela FCF e pela SC Clubes.
Diante das negativas, não resta outra alternativa ao Instituto Mapa de anunciar, com muita tristeza, que não haverá ́ o Top da Bola de 2025, torcendo para que em 2026 ele possa retornar com força e fazer jus ao seu objetivo maior, acima de tudo, valorizar o futebol catarinense.

Florianópolis, 21 de fevereiro de 2025
José Nazareno Vieira, Zeno
Fundador e Diretor Presidente do Instituto Mapa