Search

Representantes de Sombrio participam de Seminário do MPSC sobre a Causa Animal

Na última sexta feira, 14 de fevereiro, na sede da Procuradoria Geral de Justiça – MPSC, em Florianópolis, foi realizado Seminário sobre proteção e defesa dos direitos dos animais. Neste evento foram discutidas estratégias para proteção e defesa dos direitos dos animais.

O vereador Dion Elias (PP), a suplente de vereadora do PP e protetora animal Lara Fontana junto da protetora da causa animal Hiully Machado, estiveram presentes neste Seminário em busca de conhecimentos sobre o assunto. Lá puderam acompanhar várias palestras com temas como “a natureza jurídica dos animais”, “mudanças no Código Civil”, “bem-estar de cães e gatos de rua”, “políticas públicas para proteção animal” e “critérios periciais para caracterização de maus-tratos”.

Também no evento foi apresentado o trabalho realizado pela Promotoria de Justiça de Joinville nos casos de canis clandestinos e no enfretamento da esporotricose (um tipo de micose) em animais abandonados.

Após o evento, Dion Elias, Lara e Hiully conversaram com o Dr. Paulo Locatelli (subprocurador de justiça do MPSC) e Dra. Fernanda, responsáveis pela organização do seminário, e aproveitaram para trocar ideias sobre abandono de animais, e a responsabilidade do Poder Executivo em ações efetivas para minimizar a situação de animais de rua.

“Há mais de 10 anos nós protetoras estamos fazendo o trabalho que é do Poder Público. Esse seminário foi imprescindível para que nosso trabalho possa continuar acontecendo e possamos seguir lutando pelos direitos dos animais, visto que o Brasil tem a constituição mais avançada de direto dos animais. E, mesmo assim, aqui em Sombrio, nossos animais continuam desassistidos. Políticas Públicos, leis municipais são necessárias. A causa animal precisa ser vista pela administração municipal, pois, cuidar dos animais de rua é uma questão de saúde pública”, disse Lara Fontana.

Dion Elias complementou:

 

“Viemos até o seminário em busca de conhecimento dos direitos dos animais não somente cachorros e gatos e sim animais em geral, todos os cuidados que devemos ter, em relação a doenças que estes animais possam gerar e transmitir, e tambem saber quais os deveres que o município para com a causa animal. Com essa preocupação que viemos buscar conhecimento para trazer políticas públicas para que possamos atender a causa animal.”