Search

Golpes virtuais e fraudes hospitalares são tema do quadro Segurança Digital no Voz do Sul

No programa Voz do Sul desta quarta-feira (19/02), no quadro Segurança Digital, o policial civil Robson Silva, da 1ª Delegacia de Polícia de Araranguá (1ª DP), alertou sobre golpes que estão se tornando cada vez mais comuns, especialmente os que exploram momentos de vulnerabilidade das vítimas.

 

Um dos golpes mais cruéis mencionados é a extorsão de famílias de pacientes hospitalizados. Os criminosos entram em contato com os familiares alegando que o paciente precisa de um leito de UTI ou de um exame urgente e solicitam transferências bancárias em nome do hospital. Eles conseguem os dados das vítimas por meio de vazamentos de informações ou até mesmo com informantes infiltrados dentro dos hospitais. O Hospital Regional de Araranguá (HRA) já foi alvo desse golpe e reforça que é 100% SUS e não solicita dinheiro de pacientes ou familiares. A recomendação é sempre entrar em contato diretamente com o hospital antes de realizar qualquer pagamento.

 

Outro golpe muito comum é o das vendas falsas na internet. Robson explicou que fraudes podem ocorrer em redes sociais, sites de vendas como o Marketplace, páginas falsas e contas hackeadas. Um dos golpes mais frequentes é o do intermediador de vendas, em que um terceiro finge ser o comprador ou o vendedor e engana ambas as partes.

 

 

O policial civil também deu dicas para evitar cair nesses golpes, como:

✔️ Verificar a origem do perfil no Instagram – é possível checar a localização da loja, o tempo de existência da conta e outros detalhes nas configurações.
✔️ Analisar a credibilidade do site – conferir se há reclamações em plataformas como o Reclame Aqui e verificar se a página tem certificados de segurança.
✔️ Suspeitar de preços muito baixos – promoções muito vantajosas podem ser armadilhas.

 

A entrevista completa com todas as dicas pode ser conferida no canal da Post TV.
https://youtube.com/live/1R1KYi1ts3U?feature=share