A Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) se prepara para mais um processo eleitoral. No dia 11 de março, estudantes, professores e colaboradores vão às urnas para escolher a Diretoria Executiva da Fundação Educacional de Criciúma (Fucri) e a reitoria da instituição. A eleição ocorre de forma híbrida e conta com chapa única, liderada pela atual reitora Luciane Ceretta e pela pró-reitora Gisele Coelho Lopes, candidatas à reeleição para o mandato 2025-2029.
A Unesc é a única universidade da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) que elege suas lideranças por meio do voto direto e universal. O pleito será realizado tanto de forma virtual, pelo e-mail institucional ou código de vínculo, quanto presencialmente nos locais determinados pela Junta Eleitoral.
Podem participar da votação acadêmicos, professores e colaboradores da universidade, com voto secreto e igualitário. O vínculo do eleitor deve ter sido firmado até 25 de janeiro de 2025.
No fim da tarde desta segunda-feira, 18 de fevereiro, a Unesc sediou o lançamento oficial da candidatura da chapa 01. O evento foi marcado por discursos que destacaram a continuidade da gestão.
Luciane Ceretta, candidata à reeleição para reitora diz:
“A responsabilidade de ser chapa única é grande. Isso demonstra confiança, mas também reforça nosso compromisso com o crescimento e a inovação da Unesc.”
Já Gisele Coelho Lopes, candidata à reeleição para pró-reitora relembrou sua trajetória:
“Minha trajetória na Unesc começou em 1999 e, desde então, tenho dedicado minha vida à universidade. Hoje, reafirmo meu compromisso de seguir trabalhando pelo futuro da instituição.”
A eleição do dia 11 de março deve consolidar a permanência da atual gestão, dando continuidade aos projetos e estratégias voltados ao ensino, à pesquisa e ao desenvolvimento da Unesc.