Search

Mauri Nascimento se candidata à vaga de desembargador do TJSC

O cargo de desembargador no Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) é um dos postos mais desejados no meio da advocacia e ele não é conquistado por acaso. Há um longo caminho a percorrer. Especialmente quando o caminho para entrada depende de vagas que fazem parte do quinto constitucional – ou seja, quando a indicação pertence aos advogados dos quadros da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – 20% do quadro do TJSC é composto por advogados e Ministério Público e 80% por juízes.

Esta indicação depende inicialmente da necessidade, da abertura de vaga – e ela surgiu agora com a abertura de uma vaga a partir da aposentadoria do desembargador Sebastião César Evangelista Vieira no último dia 15 de janeiro.

Além disso, o indicado precisa ter no mínimo 10 anos de carreira e trajetória exitosa, porque depende de escolha entre seus pares dentro da lista sêxtupla apresentada. Em escolha interna, os advogados elegem os três mais votados. A lista tripla é apresentada ao governador Jorginho Mello (PL) e este escolhe entre estes nomes o ocupante da vaga.

 

Vale do Araranguá busca espaço no TJSC 

Um dos interessados na vaga é o advogado Mauri Nascimento, com quase 4 décadas de atuação, com escritório em Sombrio e Criciúma há mais de 3 décadas. Ele confirmou sua candidatura à vaga de desembargador do Tribunal de Justiça de Santa Catarina.

O primeiro passo é uma votação aberta a todos os advogados do Estado, de onde saem os primeiros mais bem votados, que são encaminhados ao Conselho da Oab, de onde então nascerá a lista sêxtupla, a ser encaminhado do TJSC.

 

Trajetória de sucesso

Mauri se estabeleceu em Sombrio, onde se associou ao escritório do ex prefeito de Balneário Gaivota, Everaldo João Ferreira. Foi advogado corporativo e atendeu diversas empresas de Araranguá e região.

Mauri Nascimento e sócio cofundador junto de Everaldo Ferreira, do escritório Ferreira, Nascimento e Costa Advogados (que completou 50 anos em 2024), e ainda como sócios Vilmar Costa e Cristiano Antunes Rech. O escritório, que conta com mais de 30 profissionais, estão distribuídos em: Sede em Criciúma, Sombrio, Balneário Camboriú, Porto Alegre/RS e Ribeirão Preto/SP.

Nascimento teve atuação destacada como advogado de empresas de Araranguá no ramo de transportes, e da construção civil como a Camilo & Ghisi (Araranguá/Tubarão) e a Queveks do Brasil.

Entre os advogados teve envolvimento de classe e foi membro do Conselho Estadual da OAB.

O gabinete do deputado estadual Tiago Zilli (MDB) deverá nos próximos dias tornar público apoio à candidatura de Mauri Nascimento, que será representante único do Sul do Estado dentre os candidatos que buscam chegar até a lista tríplice.