Na noite de ontem, às 18h30, a Câmara Municipal de Vereadores de Sombrio foi palco da abertura oficial do Janeiro Branco, campanha dedicada à conscientização e promoção da saúde mental. Desde 2017, Sombrio dedica o mês de janeiro à conscientização sobre a saúde mental e emocional, graças à Lei municipal nº 2329. O Janeiro Branco reforça o compromisso da cidade com a saúde mental, alinhando-se à legislação nacional e à campanha mundial que busca ampliar o debate sobre o tema.
Estiveram presentes no evento a prefeita Gislaine Cunha, a secretária de Saúde Marcela Caetano Alves Pacheco, a coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), Leonete Pereira, a coordenadora do CAPS, Luana, a psicóloga Tânia Azambuja e a psicóloga palestrante Fabiana Pereira. Também participaram os vereadores Rafael Santos e Jonas D’Ávila, além de dezenas de cidadãos interessados na temática.
A palestra conduzida por Fabiana Pereira contou com dinâmicas interativas, momentos de conversa e música. Os conceitos de saúde mental, autoestima e o uso dos cinco sentidos como ferramentas para o bem-estar foram discutidos de forma acessível e inspiradora.
A prefeita Gislaine Cunha destacou a importância da campanha:
“O Janeiro Branco é uma oportunidade de fazer o melhor, de acreditar que é possível, mesmo diante das dificuldades. Se tiver medo, vá com medo. Espero que muitas pessoas possam se tornar inspiração naquilo que se propõem, para si e para os outros. É muito importante lembrar que temos uma rede de apoio, no entanto, somos os únicos responsáveis pelas mudanças em nossas vidas.”
A campanha segue com diversas atividades até o final do mês. Veja a agenda:
13/01, às 19h30: Missa alusiva ao Janeiro Branco na Igreja Santo Antônio de Pádua.
18/01, das 8h às 12h e das 13h às 17h: Dia D de Práticas Integrativas, no posto de saúde do bairro Parque das Avenidas, com terapeutas convidados.
28/01, às 7h: Caminhada da Gratidão, partindo da Paróquia Santo Antônio em direção à Lagoa, aberta à participação de toda a comunidade.
Além das ações pontuais, o CAPS promove mini palestras sobre saúde mental, nas manhãs e tardes de segundas e quintas-feiras e rodas de conversa em grupo, conduzidas pela psicóloga Fabiana Pereira, nas tardes e noites de quartas-feiras.
Instituído no calendário oficial do município, o Janeiro Branco promove ações de divulgação, prevenção e tratamento, incentivando reflexões sobre a importância do equilíbrio emocional e da qualidade de vida pessoal e relacional. A campanha tem como símbolo o laço branco e busca envolver a comunidade e profissionais de diversas áreas na promoção do bem-estar, reforçando que investir na saúde mental é uma responsabilidade coletiva, combatendo estigmas e ampliando o diálogo sobre o tema.