QUASE 15 ANOS DE FUNDAÇÃO
Esta é a última edição do ano do Jornal Enfoque Popular, a edição 2.798. Isso significa dizer que desde o ano de 2024, quando o jornal foi fundado, em 2010, os leitores deste veículo tiveram à disposição um média de 35 mil páginas de notícias, colunas e espaços para anunciantes.
Em 2025, o Jornal Enfoque Popular, irá completar 15 anos de estrada, sempre com o compromisso de trazer “um olhar diferenciado sobre a notícia”. Para este novo ciclo haverá novidades, como a chegada de novos colunistas. Muitas surpresas estão por vir.
Um agradecimento especial a todos vocês que nos acompanham ao longo destes 15 anos de história. Feliz 2025.
QUASE 6 ANOS DE FUNDAÇÃO
A Post TV, da mesma forma, comemora neste dia 6 de janeiro, 6 anos desde a estreia com o Programa Post Notícias, que foi o “carro chefe” da programação por um longo período.
O portal post.tv.br também está no ar desde a fundação do veículo de comunicação.
Depois disso, foi lançado o Programa Conexão Sul em sincronia com a Rádio Som Maior FM, que ficou por 1 ano no ar. Na sequência, a Post TV seguiu com o Programa Voz que está no ar até hoje pelo canal posttvoficial no Youtube e Instagram @aposttv.
Foi com seus conteúdos pelo Instagram que a Post TV conseguiu seu números mais impressionantes. São mais de 10 milhões de visualizações no reels. O detalhe, sem comprar seguidores, apenas com seus números orgânicos (16 mil seguidores do perfil).
Muita coisa boa ainda vem pela frente, mas agora, o momento é de agradecer.
RETROSPECTIVA DE 2024
Este ano foi um ano de muita movimentação no campo político. Isto porque era o ano preparatório para as eleições de 2026, quando o eleitor escolhe os governadores, vices governadores, 2 senadores, deputados federais, estaduais e distritais.
Ou seja, o ano de 2024, apesar de não ser um definidor direto dos resultados das eleições, dá alguns sinais, mostra novos nomes para as disputas.
NOMES PARA 2026
O que ficou mais ou menos acertado é que o campo terá um nome para disputar contra Lula (PT) se ele disputar a reeleição em 2026. Nomes como Tarcísio de Freitas (Republicanos/SP), Ronaldo Caiado (União Brasil/GO), Romeu Zema (Novo/MG) e Pablo Marçal (PRTB/SP) são citados para enfrentar o candidato que a esquerda oferecer.
Em Santa Catarina, por ora, apenas 2 nomes são citados no campo da direita para o Governo do Estado: Jorginho Mello (PL) e João Rodrigues (PSD). A esquerda, em tese, deve apresentar novamente Décio Lima (PT).
MDB DE SOMBRIO
Em Sombrio, a prefeita Gislaine Dias da Cunha (MDB), a quem o ex prefeito Zênio Cardoso (MDB) chama de Nega, seu apelido, chamou uma entrevista coletiva as 9h da manhã para um balanço do ano dos 4 anos deste primeiro mandato.
O MDB irá completar em 2028 um ciclo de 16 anos no comando do município (2 mandatos de Zênio e 2 de Gislaine). O último prefeito do PP foi Jusa Tiscoski em 2012.
Gislaine encerra o ano com a definição de que será a segunda mulher a presidir a Amesc em 2025. Apenas Gecy Casagrande (MDB) de Santa Rosa do Sul havia conseguido este feito.
MDB DE ARARANGUÁ
O prefeito César Cesa se reelegeu como o segundo prefeito mais bem votado percentualmente em todo o estado de Santa Catarina. Entre os reeleitos, foi o mais votado, até com maior votação do que o prefeito reeleito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), que já se lançou como pré-candidato a governador em 2026.
Além disso, César foi o responsável por fazer o MDB voltar a comandar Araranguá depois de 6 mandatos (2 PSDB, 3 PP e 1 PT) e 24 anos fora do poder.
MDB DE JACINTO MACHADO
O partido irá completar 12 anos seguidos no poder depois de 2 mandatos seguidos de PT/PP (2009 a 2016) e mais um grupo de aliados. Comandou com João Batista “Gaiola” Mezzari de 2017 a 2024 e segue agora com Sander Justi. O que mudou é que o MDB conseguiu trazer o PP como vice com Noeli Zacca.
MDB DE TURVO
Heriberto Schmidt volta ao comando no município para cumprir seu quarto mandato (assim como Keio Olivo – PP, em Morro Grande; e Evandro Scaini – PP, em Balneário Arroio do Silva). Recupera o comando do município depois de 4 anos de PP, de Sandro Cirimbelli. O MDB que antes havia comandado o município por 12 anos seguidos (8 de Carlessi e 4 de Zilli).
POSSE DE BELINHA
Roberto Biava (PP) e Acélio Baesso (União Brasil) – prefeito e vice prefeito de Timbé do Sul de Timbé do Sul de 01/01/2017 até 31/12/2024, encaminham os próximos passos dos sucessores, prefeito eleito Vilmar Maffiolette, o Belinha (PP) e o vice prefeito Gilberto Moro (PSD).
Vilmar e Gil assumem Timbé do Sul com saúde diferenciada, ruas asfaltadas, geração de emprego, frota renovada, educação em progresso, agricultura com foco.
Belinha, ex secretário de Saúde, irá priorizar a pasta em sua gestão.
No dia 01 de janeiro, a partir das 16:45hs, no Salão Paroquial, acontece a cerimônia para legislatura dos prefeito, vice-prefeito e vereadores eleitos em outubro, em Timbé do Sul.
Betinho Biava, assim como aconteceu com Nailor Biava (já falecido) e Eclair Coelho, saem do governo sem ver a Serra da Rocinha inaugurada.
ÚLTIMAS DE KEIO/TATIN
O município de Morro Grande fará na próxima segunda-feira (30/12), à partir das 9:30h, as últimas inaugurações de obras do município da gestão de Clélio Daniel “Keio” Olivo (PP) e Juraci “Tatin” Favarin (MDB), que se encerra dia 31/12.
Depois, dia 1° de janeiro, acontece a posse da nova dupla: Tati Scarpari Fenale (PSDB) como vice do prefeito reeleito Keio Olivo.
Serão inauguradas a ponte e passarela metálica (Centro), Rua Júlia Bortolatto Daniel (Centro), pavimentação asfáltica (Estrada Municipal São Bento), reforma e ampliação da Escola Prefeito Dário Crepaldi, Rua Victório Crepaldi (Nova Roma), ponte de concreto (Três Barras – próximo ao acesso da gruta da Zezé).
A saída para as inaugurações será na Prefeitura Municipal de Morro Grande.