Na noite desta quinta-feira, membros da Executiva Municipal do Partido Social Democrático (PSD), vereadores eleitos, suplentes e militantes participaram de uma reunião no Restaurante Engenho, Bairro Coloninha.
A pauta ficou monopolizada no resultado das Eleições Municipais de 2024, onde a sigla elegeu três vereadores – a mesma quantidade de cadeiras de 2020 e reelegeu o vice-prefeito municipal – além de projeções para o pleito de 2026 e estratégias de trabalho para contribuir o próximo mandato da gestão liderada pela dupla César Cesa (MDB) e Tano Costa,.
Todos tiveram oportunidade de expressar suas opiniões. A assessora do deputado estadual Júlio Garcia, Gisela Steiner Scaini salientou que na região Extremo Sul Catarinense, o PSD dobrou a quantidade de cadeiras nas câmaras de vereadores, passando de 14 para 28 legisladores eleitos.
Também comemorou o fato de que a sigla elegeu prefeitos em algumas das principais cidades de Santa Catarina (Florianópolis, São José, Chapecó, Balneário Camboriú, Camboriú Rio do Sul).
Além disso lembrou que Julio Garcia tem boas possibilidades de concorrer a uma vaga na Câmara Federal em 2026, assim como João Rodrigues é bem cotado para lançar candidatura ao Governo do Estado. Segundo ela, ainda não há definição quanto aos nomes do PSD para concorrer a Assembleia Legislativa pela AMES, AMREC e AMUREL.
Gisela destacou que o PSD de Araranguá se fortaleceu desde que Tano Costa assumiu a presidência:
“Hoje temos grupo. Fizemos parte da administração eu se reelegeu e desempenhamos muito bem o nosso papel. O governo de Araranguá é referência”, disse.
Ela abordou as eleições para a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, na qual Julio Garcia desponta como candidato à presidência.
Já o presidente do PSD de Araranguá e vice-prefeito municipal, Tano Costa ressaltou o empenho dos candidatos ao Legislativo. Ele demonstrou satisfação com o resultado das eleições, onde Cesar Cesa e ele contabilizaram 83,5% dos votos válidos para o Executivo e o partido novamente conseguiu eleger três vereadores (desta vez, Márcio Pereira da Silva, Mano; Evandro Conceição e José Carlos da Rosa, Neno Fontoura).
“Somamos cerca de 7,6 mil votos para o Legislativo, o que nos posiciona como o segundo maior partido de Araranguá (atrás do MDB). Isto é um mérito de toda a equipe”.
Tano Costa também enalteceu a parceria com o deputado Julio Garcia que viabilizou cerca de R$ 7 milhões em emendas para obras e serviços em Araranguá.
Ainda revelou que o PSD vai promover uma confraternização de fim de ano, o que deve ocorrer no dia 14 ou 21 de dezembro. Ele reiterou o bom relacionamento com o prefeito municipal César Cesa.