EMENDA DO UNIÃO BRASIL
Na última quinta-feira (7/11), o presidente do União Brasil, deputado federal Fábio Schiochet, recebeu uma comitiva de Araranguá na capital do estado para avaliar o resultado das últimas eleições e traçar os objetivos para as próximas em 2026!
O União Brasil reduziu o número de vereadores (tinha 5 no Arroio, 3 em Araranguá e 1 Sombrio), e agora conta com 4 apenas: Samuca e Dedo em Araranguá; Welliton Farias em Maracajá; e Leonardo Dorneles em Balneário Gaivota.
Fábio Schiochet anunciou ao presidente do União Brasil, Kila Ghellere, ao vice presidente Alex Ronconi, e ao vereador reeleito Samuca, que estará em Araranguá dia 29/11 para entregar em mãos ao prefeito César Cesa (MDB) uma emenda parlamentar de R$ 600 mil para o município de Araranguá.
ALMIDES 7 X 2 NA CÂMARA
Em Santa Rosa do Sul, venceu a dupla Almides da Rosa (PSDB) e Pedrinho (MDB) nas eleições de 6 de Outubro, com 3752 votos. O time de vereadores do prefeito fez 4861 votos (1109 a mais que a chapa majoritária). Almides elegeu em sua base – nesta ordem de votação – 3 vereadores do MDB, 3 do PSDB e 1 do PL. O nome mais cotado para comandar a Câmara em 2025 é de Jailson Mota (PSDB), com MDB no segundo ano. Os últimos 2 anos – 2027-2028, deverão ser divididos entre PL, MDB e PSDB.
O MDB tez 2009 votos; o PSDB fez 1832; o PL fez 1020 votos. A oposição fez 1033 votos com o PSD e elegeu 2 vereadores. O PP fez apenas 356 e não elegeu ninguém. Se o PL tivesse feito mais 14 votos teria feito a segunda cadeira e o PSD teria perdido 1.
COMITIVA EM BRASÍLIA
O prefeito Aníbal Brambila (PSD) esteve em Brasília de 29 a 31/10 para tratar de pautas como saneamento básico, Educação e Agricultura. Passaram no Palácio do Planalto, Funasa, Ministério das Cidades, Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação – FNDE, Ministério da Agricultura. Na comitiva, além do prefeito, a Secretária de Administração Rejane Pereira, a chefe de divisão de Ensino Odécia de Souza e o diretor de Obras Evânio Macalossi.
Nesta semana o presidente da Câmara de Vereadores de Maracajá, Alex Cichella (Podemos), estará na capital federal em busca de recursos para o município.
PL DEVE PRESIDIR EM SOMBRIO
Expectativa para a eleição da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Sombrio. Como o MDB não entregou a presidência ao PL em 2020, como era a expectativa, a tendência agora é que isso aconteça. A base da prefeita Gislaine Cunha (MDB) elegeu 7 dos 11 vereadores: 4 MDB, 2 PL e 1 PSDB. A oposição elegeu 4: destes 3 do PP, 1 do PSD. Com esta composição, dificilmente a oposição irá participar ao menos neste primeiros 2 anos. Então, MDB e PL, se quiserem, terão os 4 anos de presidência.
PP/PSDB/MDB NO PASSO
Em Passo de Torres o prefeito Valmir Rodrigues (PP) foi reeleito e terá a Câmara de Vereadores ao seu lado em 2025. A vereadora mais votada, Karini da Educação presidirá a Casa em 2025; com Renan Baltazar (MDB) de vice; e Guido (PSDB) secretário.
Em uma eleição marcada por ter 5 chapas, o time do prefeito elegeu 3 dos 9 vereadores. A oposição elegeu 6: 2 do PSDB; 2 do MDB; 1 do PL; e 1 do Novo.
Por isso, o PP fez uma composição com PSDB e MDB para garantir os 4 anos de comando do Poder Legislativo. Pelo acordo PP em 2025 (Karini); MDB em 2026 (Renan); PSDB em 2027 (Guido); e PP em 2028 (Fabiano Bika ou Janja).
MAIORIA NA CÂMARA DE SÃO JOÃO
Em São João do Sul, Alex Bianchin (PP) e Ismael Sant’ Ana (PSD), conseguiram ter maioria entre os eleitos. Foram 3 vereadores do PP, 1 do PSD e 1 do PDT. O governo elegeu apenas 4: destes são 3 do MDB e do 1 do PL. A costura para a nova mesa deverá revezar a presidência entre PP, PSD e PDT.
VEREADORES FICAM NA CÂMARA
Araranguá elegeu 5 vereadores do MDB – maior votação; 3 do PSD – segunda maior votação; 3 do Republicanos – terceira maior votação; e 2 do União Brasil – quarta maior votação da coligação de César (MDB) e Tano (PSD). São 13 vereadores. De outro lado, o PP, fez 2 vereadores na coligação com PL, que não elegeu vereador porque nenhum vereador atingiu mínimo de 20% dos votos apesar de a sigla ter ultrapassado a barreira dos 80% para entrar como melhor sobra. O PT não atingiu nem 20, nem 80%. O PDT, na coligação MDB/PSD fez votação pífia, menos que seu ex vereador Nelson Soares, eleito pelo MDB.
Assim como aconteceu em 2020, quando os 15 vereadores ficaram durante todo o mandato na Câmara de Vereadores, o prefeito César Cesa (MDB) não deverá chamar vereadores para o secretariado.
PODE SER UNANIMIDADE
Pelo acordo que irá eleger Paulinho (MDB) como presidente da Câmara de Vereadores para a gestão 2025/2026, o vice-presidente Juliandro Jacques (Republicanos) é cotado para presidir a Casa Legislativa em 2027/2028. Paulinho deve ter 12 votos – 5 votos do MDB, os 3 do Republicanos, 2 do União Brasil e 2 do PP. Provavelmente os 3 do PSD também deverão votar em Paulinho.
MUNICIPALIZAÇÃO EM DEBATE
Depois da reunião que aconteceu entre a secretária de Educação Mariluce Rodrigues, coordenador regional de Educação Luiz Carlos Pessi, diretora Alexandra Schutz, APP e Conselho Deliberativo da EEF Professor Mota Pires, e da reunião que aconteceu na escola na segunda-feira (4), há um debate para tentar impedir a municipalização da Mota Pires. O Sinte e a Assessoria de Luciani Caminatti (PT) se posicionar contra municipalizar o ensino. Participaram da audiência os vereadores reeleitos Paulinho (MDB) e Samuca (União Brasil), o eleito Dedo (União Brasil) e o ex vereador Banha (PT).
Pelo Plano de Oferta Educacional (POE), além da EEB Julieta Aguiar Bertoncini e da EEF Professor Mota Pires, o Governo do Estado ainda teria oferecido Professora Eremeta Souza, em Ilhas, e EEF Morro dos Conventos. A EEF Operária também foi oferecida ao município, mas um problema na matrícula do terreno impediu a mudança.
O prefeito César Cesa (MDB) atendeu o pedido da comunidade e decidiu que não irá mais receber a EEF Mota Pires para o município tocar. Permanece com o Estrado.
RECEITA FEDERAL TÁ ON
Tu se encaminha para que a agência de Araranguá permaneça aberta por mais um tempo. A ideia é passar o atendimento para on line, e centralizado em Florianópolis, o que não iria facilitar a vida dos contadores e dos clientes da Região da Amesc.
BUSCA REELEIÇÃO NO GRÊMIO
O presidente do Grêmio Fronteira, Evandro Conceição, agora vereador pelo PSD, disputa a reeleição para a presidência do clube. Desta vez com o advogado Rodrigo Grundler da Silva como candidato a vice para a gestão 2025-2026. Na atual, o vice é o empresário Emerson Talau.
ADELINO E OS SUCESSORES
O deputado estadual Tiago Zilli (MDB), está cada vez mais dedicado à política. Os demais sócios da Rede de Lojas Adelino e os sucessores estão tocando os negócios. No lançamento da “Feira da parcelinha Adelino”, o deputado assistiu do meio do povo o show de humor o Paulinho Mixaria. Quem fez a abertura da feira foram William e Bernardo Zilli.
NO TIME DO VAGUINHO
O prefeito eleito de Criciúma, Vaguinho Espíndola (PSD), anunciou na manhã desta segunda-feira (11/11), mais um nome do seu futuro secretariado: a pedagoga Geovana Benedet Zanette será a Secretaria de Educação. Ela foi vereadora por três mandatos, servidora da Rede Municipal de Criciúma, ex diretora da Escola Municipal José Rosso, e ex secretária de Educação de 2009 a 2010.O anúncio foi feito junto com o vice-prefeito Salésio Lima (PSD). No lugar de Geovana assume a vaga na Câmara, o vereador Toninho da Imbralit (PSD).