Search

Aerador foi essencial para inibir o mau cheiro da ETE I Urussanguinha

Há exatamente um ano – 5 de novembro de 2023 – o SAMAE testava o novo aerador instalado junto a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE I), no Bairro Urussanguinha. Nesta benfeitoria, a autarquia investiu aproximadamente R$ 600 mil em recursos próprios.
A função do aerador é produzir bactérias aeróbicas, que são responsáveis pela degradação e decomposição da carga orgânica. A aeração é considerada a mais importante etapa do processo de tratamento de esgoto, pois por meio da oxigenação do efluente são criadas as condições ideais para a proliferação de bactérias e outros micro-organismos, que fazem a digestão da matéria orgânica poluente (esgoto).
“Ao mesmo tempo em que oferecem maior resistência, o que implica diretamente sob a manutenção, os novos equipamentos são mais eficientes do que os anteriores – pois geram maior oxigenação e consequentemente maior aeração – possibilitando economia com energia elétrica. Isso ocorre porque, além de diminuir o número de aeradores até então existentes, os novos também geram menos consumo, pois possuem menor potência”, ponderou na época, a engenheira ambiental e sanitarista do SAMAE, Bruna Inácio Nazário.
A ETE I atende os bairros Urussanguinha, Alto Feliz e parte do Centro. O SAMAE mantém, ainda, no Parque Alvorada a ETE II, que beneficia moradores da comunidade anfitriã, mais Coloninha e Bairro Vila São José.