Com cerca de 75 músicos, mostra acontece na próxima sexta-feira (8), no Teatro Elias Angeloni
A Abadeus realiza na próxima sexta-feira (8) a 6ª Noite Cultural, evento gratuito que exibe o trabalho desenvolvido na Escola de Artes da entidade. Com início às 20h, no Teatro Elias Angeloni, a apresentação contará com uma hora de espetáculos musicais, reunindo crianças, jovens e adultos em apresentações que vão do clássico ao popular.
“A música é uma ferramenta muito importante”, enfatizou o produtor cultural Adeilton Correa do Santos, explicando que, além de influenciar nas emoções dos alunos, ela fortalece a memória e contribui para o desenvolvimento e o relacionamento entre eles.
“Esse evento não é apenas uma apresentação, é uma oportunidade única para essas crianças, muitos dos quais estarão pisando em um teatro pela primeira vez – e já como artistas principais do espetáculo”, acrescentou.
Mostra com 75 músicos
Desde o início do ano, os professores trabalham com os alunos para selecionar aqueles que mais se destacam e incluí-los na orquestra, no coral e nos outros grupos de apresentação. Neste ano, a Noite Cultural contará com cerca de 75 músicos, entre os 35 a 40 instrumentistas da orquestra e as 35 vozes do coral. A programação inclui apresentações da orquestra com cordas, sopros, percussão, além de solos de piano e canto.
Para Shirlei Monteiro, diretora-executiva da Abadeus, o evento cumpre um papel fundamental na promoção da cultura e no incentivo ao desenvolvimento social por meio da música.
“A Noite Cultural é mais que uma apresentação – é um símbolo do impacto positivo da música na vida dessas crianças e adultos. É uma forma de transformação social que cultivamos com muita dedicação”, afirmou.
O repertório promete ser um dos destaques, trazendo desde músicas populares a internacionais, com o coral se aventurando em apresentações em inglês. A Noite Cultural faz parte de um projeto da Abadeus com o apoio do Programa de Incentivo à Cultura (PIC), do Governo do Estado de Santa Catarina, e conta com patrocínios da Celesc e da Copapel.
Pioneirismo em Inovação Social
Pioneira em Inovação Social em Santa Catarina, a Abadeus comemora 64 anos de atuação transformando comunidades vulneráveis, como o bairro Cristo Redentor, em Criciúma, onde está situada. Com foco em educação, ciência, tecnologia e empreendedorismo, a organização promove programas de inclusão produtiva, como o Jovem Aprendiz, qualificação profissional e apoio a startups.
Suas iniciativas já beneficiaram mais de 320 mil pessoas, na região, e impulsionaram um aumento significativo no número de negócios locais no bairro sede, além de reduzir expressivamente a violência. A Abadeus é reconhecida por soluções inovadoras e alinhamento com práticas de ESG, promovendo o desenvolvimento sustentável por meio de parcerias e projetos que integram inclusão socioprodutiva e empreendedorismo.