Search

Novas presidências: Paulinho (MDB) em Araranguá; Pedrinho (PSD) no Arroio; e Daniel Mendonça (PSD) em Maracajá; e as 3 chapas para a OAB de Araranguá; e mais;

Em Araranguá, a chapa encabeçada pelo vereador Pedro Paulo de Souza, o Paulinho (MDB), irá comandar o Poder Legislativo de Araranguá. Pelo que está acertado, a chapa terá Juliandro Jacques (Republicanos) como 1º vice-presidente; e Diran Drewke (PP) como 2º vice-presidente; Douglas Michels (PP) será o 1º secretário; e Carlos da Funerária (Republicanos) o 2º segundo secretário. O grupo tem apoio ainda de três vereadores do MDB – Joel Casagrande; Samuel Jesuíno; e Júnior Bailão; e Dedo (União Brasil). Ao que tudo indica o vereador Jorge Giraldi deverá fechar questão também e a bancada do Republicanos deverá fechar inteira com Paulinho.

Os votos que Paulinho não teria – em tese – seriam de Nelson Soares (MDB), Samuca (União Brasil) e os três vereadores do PSD, Neno Fontoura, Mano do Morro e Evandro Conceição. Com 10 votos, em tese, não haverá então chapa para confrontá-lo e os 15 votos deverão ser direcionados todos para Paulinho.

Como a coluna já havia antecipado, os 2 vereadores do Progressistas serviram de “fiel da balança”. Como penderam para o lado do vereador Paulinho, que irá para o terceiro mandato seguido, acabaram fechando a chapa, que de qualquer forma será governista, já que César e Tano elegeram 13 vereadores, e ainda não tiveram em Diran e Douglas nomes de oposição.

A diplomação acontece dia 16 de dezembro, para empossar os novos vereadores. Depois de empossado e eleito presidente o vereador Paulinho terá 50% há mais de vencimentos que os demais, mas, por outro lado, terá que se afastar do cargo na Prefeitura, onde e servidor de carreira, para se dedicar integralmente ao comando do Poder Executivo.

 

ACORDO PARA OS 4 ANOS

Em Balneário Arroio do Silva, depois do acordo firmado no final de semana – conforme informou Pedrinho Coelho (PSD) durante entrevista à Post TV, em que se reuniram os 8 vereadores da base governista (4 PP e 4 PSD), ficou definida a composição para os 4 anos na Câmara de Vereadores. Para a legislatura 2025/2026, o presidente será Pedrinho (PSD) com mais um vereador eleito do PSD e 2 do PP na Mesa Diretora. Para 2027/2028, Maria Alice Luciano (PP) será presidente e chapa terá mais um nome do PP e 2 vereadores do PSD. Com isso, serão contemplados os 8 vereadores eleitos.

 

PSD DEVER PRESIDIR

Ao que tudo indica, em Maracajá, a bancada do PSD, também irá indicar o nome para a presidência. O nome deve ser de Daniel Mendonça. Há a possibilidade de o acordo dar 2 anos para o PSD, 1 para o MDB (Lane Dassoler) e 1 para o PL (Gisele Dal Pont).

 

TRÊS MAIS VOTADOS

Se confirmadas as costuras de bastidores, em Araranguá (Paulinho-MDB), no Arroio (Pedrinho-PSD) e Daniel (PSD), serão premiados com a presidência na Câmara os vereadores mais votados nestas eleições.

 

TRÊS CHAPAS INSCRITAS

Além da chapa 101, primeira a ser inscrita, com Nazareno Valim e Tânia Piazza; a chapa 102, com Rafael de Oliveira e Larissa Costa foi inscrita; e também a chapa 103, com Jonaira Dannus e Henrique Mota. Serão três chapas para a disputa do comando da OAB subseção de Araranguá.