Dezenas de professores que lecionam na rede municipal de ensino de Forquilhinha estiveram presentes na sessão da Câmara de Vereadores na noite desta segunda-feira, 30. A participação dos educadores foi motivada pelas falas ofensivas do vereador e candidato à Prefeitura Dinho Rampinelli (PL), em debate na Rádio Cidade em Dia de Criciúma, transmitido ao vivo há alguns dias.
Os professores foram até a sede do Poder Legislativo forquilhinhense portando cartazes em forma de protesto, que traziam frases como “Pedimos mais respeito com a Educação”, “Não doutrinamos nossas crianças”, “Nós, professores, não incentivamos a ideologia de gêneros”, “A Escola trabalha em cima da proposta Curricular baseada na BNCC”, “Educação é investimento – Apresentem suas propostas, não precisamos perder tempo com mentiras e calúnias”, “A Educação segue a Legislação Nacional”, entre outras.
Os profissionais da educação, em sua grande maioria concursados, sentiram-se ofendidos com as falas do vereador e candidato, que segundo eles atacavam seu modo de ensino nas escolas e creches, alegando que existe doutrinação dentro das salas de aulas.
Em sua fala, o atual Presidente da Câmara de vereadores e candidato à Prefeitura Dinho Rampinelli não reconheceu o erro, e recebeu vaias dos profissionais presentes que lotaram o auditório do Plenário, tendo inclusive a sessão encerrada antes do tempo previsto.
O Prefeito Neguinho, candidato à reeleição e o candidato a vice, vereador Érico D’Amorim, também repudiam as falas de Dinho e defendem o trabalho impecável realizado pela classe da educação nas instituições municipais de ensino de Forquilhinha, que desenvolve com dedicação e qualidade as atividades com os alunos.