Candidata à Prefeitura de Araranguá, Andresa Ribeiro (PL) aproveitou o sábado (14) para conversar com os eleitores no bairro Mato Alto, acompanhada pelo candidato a vice, Márcio Tubinho (PP), e apoiadores. Uma das principais reclamações ouvidas por Andresa foi relacionada à qualidade da educação municipal. A pauta está no plano de governo de Andresa, que lamenta os resultados ruins obtidos por Araranguá no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2024, referente a 2023.
“Nossos levantamentos mostram que o Ideb das escolas municipais de Araranguá é de 5,7 nos anos iniciais e 4,4 nos anos finais. Desde 2020 nós estamos caindo e hoje estamos abaixo da média de Santa Catarina. Além disso, o Ideb de Araranguá é um dos piores da Amesc”, disse Andresa. A candidata ainda lamentou que algumas escolas públicas municipais não têm quadra de esportes, laboratórios de informática e ciência e até biblioteca, de acordo com dados de 2023 do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Entre as propostas de Andresa e Tubinho estão a melhoria da infraestrutura das escolas municipais e a estruturação com equipamentos tecnológicos de última geração.
“Os professores, que hoje estão desmotivados, terão condições para trabalhar, e também terão aumento na remuneração”, afirmou Andresa.
Além disso, serão ampliados os horários de funcionamento das creches. Também será articulada a abertura de uma escola cívico-militar municipal em Araranguá.