Search

Fixação da barra vai sair do papel; bastidores de Maracajá, Sombrio e Araranguá; e mais

Meio século de espera e a fixação da barra pode sair do papel

A coluna teve acesso ao projeto que o município Araranguá está pleiteando junto ao Governo Federal para fixação da foz do rio Araranguá. O pleito já existe há mais de 50 anos. O assunto voltou à pauta com a campanha dos vereadores Samuca (União Brasil) e Luciano Pires (União Brasil). As obras, que tem previsão de 3 anos para execução, devem custar em torno R$ 104 milhões e devem sair dos cofres do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, de Waldez Goes (PDT), e tem apoio do ministro Carlos Lupi e do deputado estadual Rodrigo Minotto (PDT), além do deputado federal Carlos Chiodini (MDB). Trata-se de um projeto arrojado que pode transformar a região em ponto turístico estadual. Tempos de bonança irão chegar para Araranguá e isso deverá estimular a busca de verbas para Barragem do Rio do Salto em Timbé do Sul.

 

Suspensão de um, absolvição em outro           

Foram publicadas hoje no Divulgacand duas decisões que beneficiam o prefeito Aníbal Brambila (PSD), em Maracajá. Uma do ministro-relator no STJ, Antônio Saldanha Pallheiro, que deferiu a suspensão – durante a tramitação do recurso especial no Superior Tribunal de Justiça, dos efeitos do acórdão proferido pelo Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina (TJSC) da Apelação Criminal que tratava do crime ambiental da queima de filtros de combustíveis na empresa de Brambila antes de ele ser prefeito. Também foi publicada da decisão do desembargador-relator no TJSC Antônio Zoldan da Veiga, no caso da poluição ambiental denunciada à Vigilância Sanitária no caso dos excrementos de gado que eram criados em área considerada urbana ou residencial (não rural). A revisão criminal foi deferida parcialmente para absolver o revisionando quanto às imputações […]. Com isso, Brambila recupera a elegibilidade.

 

Registro de Brambila contestado

A coligação Maracajá para Todos – PP/Podemos, entrou com uma contestação ao deferimento da candidatura de Aníbal Brambila (PSD) porque sua elegibilidade foi alcançada dia 28/8, quando o prazo para apresentação era dia 15/8, 10 dias após as convenções. 

 

Parecer pela manutenção de Cacaio

Já a coligação de Brambila (PSD) e Rudi (MDB) – Trabalho e força por Maracajá (MDB/PL/PSD/Federação PSDB Cidadania) contestou no Tribunal Regional Eleitoral – em segundo grau – a decisão do juiz Gustavo Motolla de deferimento da candidatura de Antônio Carlos de Oliveira, o Cacaio (PP). O parecer de Cláudio Valentim Cristani, Procurador Regional Eleitoral, é pela manutenção do registro porque o caso analisado era aquela lista do Tribunal de Contas do Estado. Conforme foi detalhado já Cacaio, ex prefeito de Maracajá, havia sido absolvido no caso da prestação de contas na construção de casas populares. Inconformada com a decisão, a coligação de Brambila contestou no TRE/SC. O promotor negou o recurso e ainda pediu o pagamento de uma multa por litigância de má-fé. Falta agora a decisão do Tribunal se acata o parecer ou não do Procurador.

 

MDB e PP deferidos

Em Sombrio, as candidaturas da prefeita Gislaine Cunha (MDB) e Peri Soares (PP), foram deferidas para a disputa, mas a candidatura do PT foi impugnada.

O juiz eleitoral de Sombrio Renato Della Giustina manteve a impugnação do registro de candidatura de Carlos Sérgio de Fáveri (PT), que, como apontou o promotor eleitoral, não conseguiu comprovar que estava filiado no Partido dos Trabalhadores até 6 de Abril – 6 meses antes das eleições. O PT estadual alega que a filiação aconteceu em 28/02/2024, mas não foi informada à Justiça Federal.

Agora, o candidato tem prazo para contestar no Tribunal Regional Eleitoral.

A coligação União e Renovação – Federação PT/PC do B/PV e Federação PSol/Rede, está representada pelos advogados Leandro Durigon, Artur Antunes Pereira, Gabriel Mourao Kazapi e Daniela de Lima.

 

Sabatinas na Post TV

A Post TV está ouvindo os candidatos a prefeito da região. Considerando o entrevistado desta sexta-feira (6/9), já terão sido ouvidos 9 dos 43 candidatos a prefeito, 6 candidatos a vice. As rodadas de entrevistas foram com os candidatos de Ermo, Morro Grande, Maracajá e Timbé do Sul.

 

Dupla do PP

Os candidatos a vereador da coligação PL/PP de Araranguá que já são vereadores são Diran Drewke (PP) e Douglas Michels (PP), que tentam a reeleição. Ambos falaram durante o lançamento da candidatura de Andresa Ribeiro (PL) e Márcio Tubinho (PP), no final de semana. O PL, que tem a cabeça de chapa, com a saída de Luiz da Farmácia (PL), ficou sem vereador.

 

Ausências notadas

No lançamento da candidatura de Andresa e Tubinho não houve a participação dos deputados do PL, que tem 12 estaduais, 6 federais e 1 senador. Exceto um assessor do deputado Jessé Lopes. O parlamento catarinense foi representado pelo deputado estadual Zé Milton.  O governador Jorginho Mello (PL) foi representado pelo assessor da Defesa Civil André Fernandes. O ex prefeito Mariano Mazzuco Neto (PP), que estava em viagem ao Ceará, não conseguiu chegar a tempo de participar. Também não participou o ex vereador e candidato a prefeito do PP em 2020 Daniel Viriato Afonso.

 

Fora de jogo

Duas mulheres listadas como candidatas a vereadoras pelo PP não subiram ao palco no lançamento. Suzi Becker, que renunciou à candidatura, e Soraia Lummertz, que ficou junto ao público.

 

De vota ao jogo

Toninho da Roça (PL), depois de 16 anos fora do parlamento araranguaense, volta a ser candidato a vereador. E ainda teve um vereador que inclusive pediu a Andresa e Tubinho o compromisso da criação de uma “via rápida” entre a rodovia BR-101 e o Hospital Regional de Araranguá.

 

Não famoso

Daniel Santos, um dos maiores parodiadores do país, que é aqui do Sul, foi o autor do jingle de campanha dos candidatos Alcir Marcos e Evelise Maciel, do Solidariedade.

 

PSDB sem candidatos

Os candidatos da Federação PSDB-Cidadania de Araranguá foram todos indeferidos porque “faltaram candidatos com tempo de filiação”, ou seja, foram filiados fora do prazo. Ainda assim a coligação de César Cesa (MDB) e Tano (PSD) tem 85 candidatos a vereador.

 

Começa com 15, fica com 7

8 candidatos do Solidaridade em Araranguá estão fora das eleições: Alyson Alemão, Arestides, Bitinho, Cabelo, Edilei, Homem Estátua, Maria da Passoquinha e Waldemar Garçom.

 

Operação Caronte

O assunto da semana em Criciúma foi a prisão do prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro (PSD). Além dele estão presos o ex-secretário de Ação Social, Bruno Ferreira, o advogado Jefferson Monteiro, entre outros acusados de fraudes em licitação e organização criminosa. A denúncia foi oferecida no dia 20 de agosto. O processo tem quase 300 páginas, 21 denunciados, na Operação Caronte, iniciada em 2022 para apurar possíveis delitos envolvendo a prestação de serviços funerários.