Mais de dois mil atletas participam das tradicionais competições esportivas estudantis no extremo sul catarinense. Segue até dia 8 de setembro a edição 2024 do Jerva e ParaJerva. As disputas iniciaram com provas de atletismo do Parajerva nesta quinta-feira (29), mesmo dia em que iniciou as Paralimpíadas na França. O município anfitrião é Santa Rosa do Sul.
Nesta sexta-feira ocorre o cerimonial de abertura, no ginásio Jairo Reis, em Santa Rosa do Sul, às 19h30. Todos os 15 municípios estão participando do Jerva e todas as APAEs estão participando do ParaJerva. São 11 modalidades em disputa no Jerva e seis no ParaJerva.
Para o presidente da AMESC, prefeito Moacir Francisco Teixeira, é muito importante ver as disputas entre os jovens que se dedicam a participar de uma competição tão tradicional, bem como é uma grande emoção e com muito aprendizado que há participação dos atletas nos parajogos.
Os jogos tem a organização do Colegiado de Esportes da AMESC, com desenvolvimento da LAVM (Liga Atlética do Vale do Mampituba).