Search

MDB maior parceiro do PL em Santa Catarina

O discurso esquerda x direita tem pouca chance de prosperar em municípios aqui da Região do Vale do Araranguá.

Talvez aconteça em Praia Grande, onde Fanica (PP) vai para a reeleição com Colonão (PL) de vice; e a oposição com Adelírio (MDB) e Itamar Ferrigo (PT-PCdoB) de vice. Isto porque o 2 antagonistas locais PP x MDB estão na cabeça-de-chapa e os 2 antagonistas nacionais PL x PT estão na chapa como vices. E foi onde Lula teve o melhor desempenho em 2022.

Em Araranguá, o MDB está com partidos de direita na chapa, e apenas PSDB e PDT de centro esquerda. PL e PP são adversários do MDB, mas o MDB é aliado do PL no estado. A chapa de esquerda PT/PSol irá antagonizar com quem? O Solidariedade, que está no espectro da esquerda, em Araranguá, irá antagonizar com quem? Ainda não é possível enxergar este cenário.

Em Turvo, o MDB está com o PSDB de vice, PP está em chapa pura, PL em chapa pura, mas PL, MDB e PL são os maiores parceiros no estado. O que vale para o Estado todo vai ser diferente por aqui? Vamos seguir acompanhando.

 

PL x MDB, PL x PP, PL x PSD, com a maiorias das parcerias

O maior parceiro do PL de Santa Catarina é o MDB: alianças em 81 municípios – 36 com PL na cabeça, 26 com o partido indicando o vice e outros 19 em que o partido de Jorginho está em coligação liderada pelo MDB, fora da majoritária.

O Progressistas (PP) é parceiro em 56 municípios: PL cabeça de chapa com PP de vice em 24 municípios. Tem PP com PL em 17 municípios. Em 15 municípios, o PL apoia candidato do PP sem estar na majoritária.

O terceiro maior aliado do PL é o PSD: 43 municípios: 22 chapas do PL com vice do PSD e 11 PSD-PL. O PL apoia candidato do PSD sem estar na majoritária em 10 cidades.

O PL também tem parcerias eleitorais com União Brasil (19), PSDB (17), Podemos (7) e Republicanos (3).

A meta estipulada pelo governador Jorginho Mello é eleger entre 80 e 100 prefeitos nas eleições de outubro.

 

Nos 15 municípios da Amesc, a parceria das 9 chapas majoritárias do MDB é com 7 partidos:

02 MDB/PSDB (em Turvo e Timbé do Sul);

02 MDB/PP (em Jacinto Machado e Balneário Gaivota);

01 MDB/PL (em Passo de Torres);

01 MDB/PSD (em Araranguá);

01 MDB/PRD (em Balneário Arroio do Silva);

01 MDB/PT (em Praia Grande);

01 MDB/MDB chapa pura (em Sombrio).

 

A parceria das 9 chapas majoritárias do PP é com 6 partidos:

03 PP/PSD (em Balneário Arroio do Silva, Timbé do Sul e São João do Sul);

02 PP/PP chapa pura (em Passo de Torres e Turvo);

01 PP/Podemos (em Maracajá);

01 PP/PSDB (em Morro Grande);

01 PP/PL (em Praia Grande);

01 PP/Republicanos (em Sombrio).

 

A parceria da chapas 8 majoritárias do PL é com 6 partidos:

04 PL/PL chapa pura (em Turvo, Timbé do Sul, Morro Grande e Balneário Arroio do Silva);

03 PL/PP (em Araranguá, Meleiro e Ermo)

01 PL/MDB (em São João do Sul).

 

O PT está em três chapas puras PT/PT (em Balneário Gaivota, Passo de Torres e Ermo), em 2 chapas PT/PSol (em Araranguá e Sombrio); além de ser vice do MDB em Praia Grande.

 

Os tucanos tem 4 parcerias diferentes em cabeça de chapa: PSDB/PSDB chapa pura (em Ermo); PSDB/PL (em Balneário Gaivota); PSDB/PSD (em Passo de Torres); e PSDB/MDB (em Santa Rosa do Sul).

O PSD tem 3 parcerias diferentes em cabeça de chapa: PSD/PSD chapa pura (em Balneário Gaivota); PSD/MDB (em Maracajá); PSD/PP (em Santa Rosa do Sul).

 

Podemos e MDB tem chapa em Morro Grande; e as demais são chapas puras: União Brasil/ União Brasil (em Maracajá); Solidariedade/Solidariedade (em Araranguá); PDT/PDT (em Jacinto Machado); e Novo/ Novo em Passo de Torres.