Search

Grupo Unimed Criciúma arrecada quase 200 quilos de tampinhas plásticas e doa para ONG de proteção animal

Tampinhas foram arrecadados pelos colaboradores no primeiro semestre deste ano

As tampinhas de garrafa plástica, geralmente descartadas após o consumo de bebidas, podem parecer algo desprezível. No entanto, esse pequeno item, em grande quantidade, possui valor comercial e pode beneficiar muitas iniciativas. Consciente disso e com o objetivo de ajudar o próximo, o Grupo Unimed Criciúma arrecadou quase 200 quilos de tampinhas, que foram doadas à Organização Não Governamental (ONG) Amigo Fiel, de Forquilhinha.

 

A ONG resgata animais que vivem nas ruas e oferece todos os cuidados necessários, como alimentação, medicamentos, castração e abrigo. As tampinhas doadas serão vendidas para uma empresa de reciclagem, e todo o valor arrecadado será utilizado para cobrir as despesas mensais da organização.

 

Foram arrecadados 188,7 quilos de tampinhas no primeiro semestre deste ano entre os colaboradores do Grupo Unimed Criciúma, por meio do programa “Tampinhas do Bem”, do Instituto Unimed Santa Catarina. A instituição instalou pontos de coleta nas empresas da cooperativa para facilitar o recebimento. Todo o material foi devidamente separado e preparado para a doação.

 

“O Grupo Unimed Criciúma está realizando um excelente trabalho ao incorporar a responsabilidade socioambiental em suas operações. A iniciativa de arrecadar tampinhas para reciclagem é um exemplo claro de como ações simples podem ter um resultado significativo na redução dos impactos ambientais e promover a sustentabilidade. Além de contribuir para a preservação do meio ambiente, esse projeto também desempenha um papel importante na conscientização dos colaboradores e da comunidade sobre a importância de pequenas atitudes cotidianas em favor do planeta”, destaca o presidente da cooperativa, Leandro Avany Nunes.

 

De acordo com a voluntária da ONG Amigo Fiel, Morgana Hoepers, aproximadamente 30 animais resgatados das ruas recebem atendimento mensalmente. O valor obtido com a venda das tampinhas será utilizado para cobrir despesas, como a compra de ração e o tratamento de saúde dos animais.

 

“O valor arrecadado com a venda das tampinhas será usado para reduzir a dívida que temos com a clínica parceira de atendimento aos animais. Com os recursos, também compramos ração, medicações e pagamos diversos outros atendimentos necessários. Nós atendemos desde ninhadas de filhotes, que são encaminhados para adoção, até aqueles animais que resgatamos machucados”, explica a voluntária.

 

O Grupo Unimed Criciúma continua arrecadando tampinhas plásticas ao longo do ano para apoiar instituições filantrópicas. Além disso, também são coletados lacres de alumínio, que serão trocados por cadeiras de rodas.