Search

País se despede de Silvio Santos, que falece aos 93 anos de idade

Silvio Santos, nascido Senor Abravanel em 12 de Dezembro de 1930, na Lapa, no Rio de Janeiro, filho de imigrantes, foi sem a menor sombra de dúvidas, o maior comunicador da televisão brasileira neste 74 anos de história.

Com seu carisma, Silvio entrou nas casas dos brasileiros por mais de 30 anos, com sua alegria e bom humor. Foi mesmo o maior de todos. Sua forma de apresentar era muito diferente e fez escola. O homem mais imitado entre todos até partir aos 93 anos de idade.

Ele partiu em pleno início das eleições municipais, no ano que a apresentadora Eliana saiu do SBT e foi para a Globo, em que o comunicador Jorge Luiz Datena resolveu se afastar da Band para ser candidato a prefeito e depois do fim das Olimpíadas de Paris. Este ano não será esquecido. O 17 de Agosto de 2024 já ficou na história.

 

Na política

Silvio tentou ser candidato em 1989 a presidente pelo Partido Municipalista Brasileiro (PMB), mas não conseguiu ser candidato porque o partido não cumpriu a regra eleitoral, e ele, também não se afastou 6 meses antes do comando do SBT.

Depois, em 1992, pelo Partido da Frente Liberal (PFL), tentou ser candidato a prefeito de São Paulo, mas não teve apoio dentro do partido.

Desde 1975, quando passou a ser dono de TV, sempre fez questão de apoiar o ‘governo de plantão’ por conta da concessão pública que a emissora recebia. Um marco desta relação foi o programete semanal “A semana do presidente”, que destacava a participação do comandante da nação na semana.

Tanto os governadores do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), quanto de São Paulo, Tarcísio Freitas (Republicanos), declararam luto de 3 dias em seus estados.

 

Na programação

Além de fazer sucesso com o Programa Silvio Santos em outras TVs e depois em seu próprio canal de televisão, o SBT, o comunicador teve muitos programas de sucesso. Quem não viu alguns deles como Show do Milhão, Show de Calouros, Roda Roda, Portas da Esperança, Qual é a Música…

Também havia a expectativa pelo Troféu Imprensa, que premiava os melhores do ano.

Até hoje permanece no imaginário popular os bordões “oi, oi, oi, quem quer dinheiro”, antes de jogar uma aviãzinho de dinheiro. Ou o “Silvio Santos vem aí, lá, lá, lá, lá,”, que precedia sua entrada no programa.

Morreu no sábado, apesar de ter feito a alegria dos fãs aos domingos.

 

Nos negócios

Silvio Santos começou a história de sucesso quando assumiu o Baú da Felicidade, criado pelo fundador da Praça é Nossa, Manoel da Nóbrega (já falecido). Atualmente, as marcas principais são a Telesena e a marca de cosméticos Jequiti. Desastre nos negócios de Silvio foi apenas o comando do Banco Panamericano. Nos demais negócios do grupo, tudo foi sucesso.

 

Presidência do SBT

Das 6 filhas que deixou, foi Daniela Beyruti Abravel, é quem assume a presidência do grupo SBT. Patrícia Abravanel segue como herdeira dos palcos.

 

Sucesso de audiência

No início, as atrações do canal de Silvio que fizeram sucesso foram as atrações matinais para o público infantil que lançaram nomes como Mara Maravilha, Angélica e Eliana. Depois, pelo tino de Silvio, vieram as atrações latinas Chiquititas e Chaves, e mais adiante as novelas latinas.

 

Discretamente

Apesar der falar pouco de futebol, Silvio Santos se declarava torcedor de Fluminense/RJ e Corinthians/SP.

 

Encontros memoráveis

O comunicador Silvio Santos, ao falecer, se junta aos ícones da televisão brasileira Abelardo Barbosa (Chacrinha), Jô Soares, Hebe Camargo, Flávio Cavalcanti e Gugu Liberatto.

Além disso, também ficaram conhecidas a seu lado os jurado Elke Maravilha, Pedro de Lara e Aracy de Almeida.