Search

Amesc terá 63 candidatos a prefeito e vice e 785 nomes para Câmara

APENAS UMA MUDANÇA EM 63 CANDIDATURAS A PREFEITO

O que mudou desde o fim das convenções partidárias encerradas dia 5 de agosto nos 15 municípios do Vale do Araranguá? Foram mantidas as 63 candidaturas a prefeito. Apenas o município de Turvo teve alteração na chapa de Heriberto Schmidt (MDB), que mudou o candidato a vice. Giovani Carlessi (PSDB) vai disputar a reeleição como vereador e Laerte Casagrande (PSDB) assume como candidato a vice.

 

FATOR TRÊS CHAPAS

Sempre é bom lembrar que em 2020 foi justamente a candidatura de Laerte a prefeito que facilitou a eleição de Sandro Cirimbelli (PP). O candidato indicado pelo então prefeito Tiago Zilli (MDB), que não disputou a reeleição, foi Pisca Dagostin (MDB). Com o cenário de 3 candidaturas, a votação do PSDB pode ter tirado a eleição do MDB.

Agora, em 2024, o MDB chama o PSDB para vice e Heriberto tenta ser prefeito de Turvo pela quarta vez. Com 3 gestões, Heriberto se iguala hoje a Mariano Mazzuco, e ainda a Keio Olivo, em Morro Grande, e Evandro Scaini, em Balneário Arroio do Silva, que tentam sua quarta eleição.

 

DIVISÃO DO PP DE TURVO

De outro lado, o fato novo destas eleições é o Partido Liberal, que não aparecia em 2020. Veio com Donato Casteler (PL) e Almir Baesso (PL) numa chapa pura, quase alterada na última hora para receber o PP de vice. Isso porque a ata, de acordo com uma fonte da coluna, chegou a ser preenchida na véspera do fechamento do registro com o nome de “NOSSA COLIGAÇÃO É COM O TURVO” (PL/PP)”, com a indicação de LUIZ DONATO CASTELLER (PL) na cabeça e como vice VILMAR ANGELONI DE SOUZA. O MDB estava rachado em 2020 e agora está aglutinado em torno de seu candidato. Em 2020, o Progressistas aproveitou esta divisão.

Parte do PP, entre eles o vereador Samuel Neotti, e o vereador Rogério Dagostin – presidente do Progressistas, defendia que o PP deveria ser vice para vencer a eleição. No entanto, outra ala, ligada ao prefeito Sandro Cirimbelli (PP), bateu martelo e emplacou Patrick Nazari (PP) para prefeito com Neguinho de Stefani (PP) como vice.

A divisão de PL e PP em duas chapas, ao menos neste momento, é comemorada pela chapa de Heriberto e Laerte.

 

785 CANDIDATOS

Araranguá, com 4 candidatos a prefeito tem o maior número de candidatos a vereador da Amesc com 133 nomes para buscar 15 cadeiras.

Em segundo lugar, com 4 candidatos a prefeito, Balneário Gaivota, e 86 nomes para buscar as 12 cadeiras em disputa.

Em terceiro lugar, com 3 candidatos a prefeito, e 86 nomes para buscar as 12 cadeiras, está Sombrio.

Passo de Torres tem 50 nomes para Câmara para 12 vagas na Câmara e 5 candidatos a prefeito.

Balneário Arroio do Silva, com 3 candidatos a prefeito tem 49 nomes para 12 vagas.

São João do Sul, com 2 candidatos a prefeito, tem 47 nomes para Câmara.

Maracajá, com 3 candidatos a prefeito e 46 nomes para Câmara.

Praia Grande, com 2 candidatos a prefeito, tem 46 nomes para Câmara.

Santa Rosa do Sul, com 2 candidatos a prefeito e 45 nomes para Câmara.

Ermo, com 3 candidatos a prefeito e 44 nomes para Câmara.

Morro Grande com 3 candidatos a prefeito e 35 nomes para Câmara.

Jacinto Machado tem 2 candidatos a prefeito e 33 nomes para Câmara. Curiosamente são 3 chapas para prefeito. O PL lançou 5 nomes e o PDT 2. O time de Sander Just tem 26 nomes (10 MDB, 9 PP e 7 PSD).

Turvo com 3 candidatos a prefeito e 31 nomes para Câmara.

Timbé do Sul com 3 candidatos a prefeito e 30 nomes para Câmara.

Meleiro, com chapa única, tem 24 candidatos a vereador (6 PL, 6 PP, 6 PSD e 6 MDB).

 

ARARANGUÁ: 4 CHAPAS A PREFEITO

Em Araranguá, apesar da demora de um dos candidatos para fazer o registro da chapa, a eleição terá mesmo 4 chapas: César Cesa (MDB) e Tano Costa (PSD); Andresa Ribeiro (PL) e Márcio Tubinho (PP); Sayonara Pessoa (PT) e Karen Scherer (PSol); e Alcir Marcos (Solidariedade) e Evelise Maciel (Solidariedade).

A chapa de vereadores do prefeito César, que disputa a reeleição, conta com 80 candidatos: são 16 do MDB, 16 do União Brasil, 16 do Republicanos, 15 do PSD, 13 do PDT e 4 da Federação PSDB/Cidadania.

A coligação de Andresa Ribeiro conta com 26 candidatos a vereador: 16 do PP e 11 do PL.

A coligação de Sayonara Pessoa terá 11 candidatos a vereador, todos pelo PT.

Já o time de Alcir Marcos terá 15 candidatos para a disputa.

Ao todo foram registrados 133 candidatos a vereador para buscar as 15 cadeiras na Câmara de Araranguá.

 

LANÇAMENTO DE CAMPANHAS  

Em Araranguá, o lançamento da campanha de César e Tano será no dia 17 de agosto de 2024, no Caverá Park, em Araranguá, as 19 horas.

Em Balneário Arroio do Silva, a coligação “A Transformação que vem do Povo”, formada pelo MDB, PRD e Podemos – Larissa e Cristiano, dá o pontapé inicial do projeto eleitoral no Balneário Arroio do Silva no próximo sábado, 17, como um “adesivaço” na Avenida Barriga Verde, no Centro, às 10h15.

Em Forquilhinha, o lançamento da campanha de reeleição do prefeito José Cláudio Gomes, o Neguinho (PSD), acontece na noite desta sexta-feira, 16, a partir das 19h30min, no Estacionamento do Parque Ecológico em Forquilhinha.

 

MARACAJÁ COM 3 CHAPAS

Em Maracajá, foram inscritas 3 chapas para prefeito: Edilane (União Brasil) e Rodriguinho (União Brasil); Cacaio (PP) e Alex Cichella (Podemos); e Diogo Brambila (PSD) e Rudi Dassoler (MDB). Diogo é o candidato provisório porque está na mesma situação que o pai, o prefeito Aníbal Brambila (PSD), que tem condenação em segunda instância por crime ambiental. Além do mais, não pode ser candidato porque seu pai, Aníbal, não renunciou ao cargo 6 meses antes das eleições.

Ao todo, são 46 vereadores em busca das 9 cadeiras na Câmara de Maracajá.

 

MULHERES CANDIDATAS

São 5 as candidatas a prefeita na Amesc: Andresa Ribeiro (PL) e Sayonara Pessoa (PT), em Araranguá; Larissa Biléssimo (MDB) em Balneário Arroio do Silva; Edilane Rocha (União Brasil), em Maracajá; além de Gislaine Cunha (MDB), em Sombrio, que busca a reeleição.

São 6 nomes para vice-prefeitas: Karen Scherer (PSol) e Evelise Maciel (Solidariedade) em

Araranguá; Noeli Zacca (PP) em Jacinto Machado; Ingridt Melo (PSD) e Fabrícia Borges (PT) em Balneário Gaivota; além de Tati Scarparti (PSDB) em Morro Grande.

 

PERDAS

Araranguá perdeu em poucos dias três figuras relevantes na história regional: Anselmo Pizzolo, o Professor Neia, ex jogador de futebol e ex diretor regional de Educação; o ex vereador e ex presidente da Câmara de Vereadores Enor Krueger; e ainda o comunicador João Batista Pereira, o Sarará.