Search

Polarização entre salvarismo e bolsonarismo deve ser a tônica da campanha em Criciúma

A primeira pesquisa de intenção de votos de Criciúma, divulgada na segunda-feira (12), apontou para uma polarização entre duas chapas:

Ricardo Guidi (PL) e Acélio Casagrande (PL) lideram a corrida com 44,2%; e em segundo lugar Vaguinho Espíndula (PSD) e Salésio Lima (PSD) estão com 28,1%.

No segundo bloco, estão Paulo Ferrarezi (MDB) e Aníbal Dario (MDB) 6,9%, em terceiro lugar; e Arlindo Rocha (PT) e Mariana Sartor (Psol) 6,3% em quarto.

No terceiro bloco temos Júlio Kaminski (PP) e Irani Alberton (PP) 2,9% na quinta posição; e Jorge Godinho (SDD) e Graziela Fraga (SDD) 1,6%.

Dois personagens monopolizam as atenções neste primeiro turno: o ex presidente Jair Bolsonaro (PL) – do partido de Guidi, e o prefeito Clésio Salvaro (PSD), de Vaguinho. O detalhe é quem ambos os melhores colocados nas pesquisas querem ser o candidato de Bolsonaro.

Por outro, lado o candidato Lale do Lula (PT) – ex prefeito de Maracajá, tem menos 6,3% e ainda a maior rejeição, que recebe do petista que governa a nação.

MDB e PP (Progressistas), antigos polarizadores das campanhas, agora amargam números bem abaixo da expectativa para quem já foi protagonista, mas se lançam com candidatos com a missão de sobreviver em Criciúma e ainda de ser opção como uma terceira via. Ou os partidos tradicionais botam a cara, ou se apagam.

Além do mais, em Santa Catarina, quem busca ser protagonista em 2026, diferente da polarização nacional entre PT e PL, é o PSD de João Rodrigues, Salvaro e  Júlio Garcia – que tem hoje 3 deputados estaduais e 1 federal (após perder Guidi para o PL) , e o PL de Jorginho Mello, que tem 12 deputados estaduais, 6 federais e 1 senador.

O PL terá 7 deputados se Guidi não vencer em Criciúma, mas volta a ter 2 (Ismael Santos e Darci de Mattos) caso ele seja o novo prefeito da capital do carvão.

 

DADOS DA PESQUISA

A pesquisa fez a coleta de dados dia 09, 10 e 11 de agosto; com margem de erro de 3,9%; com nível de confiança de 95%; com 622 entrevistas; realizado pelo IPC – Instituto de Pesquisa Catarinense EIRELI e contratado pela Rádio Som Maior FM Ltda. A pesquisa, em Criciúma, foi protocolizada sob o n° SC-07017/2024, registrada no sistema de registro de pesquisas eleitorais em 06/08/2024, apta para divulgação a partir do dia 12/08/2024.