Search

Tendência de 4 chapas em Criciúma com PL, PSD/PP, MDB e PT

PL VAI DE RICARDO GUIDI E ACÉLIO CASAGRANDE EM CRICIÚMA

A convenção Partido Liberal (PL), nesta sexta-feira, 2 de agosto, confirmou os nomes do deputado federal Ricardo Guidi (PL) a prefeito e do suplente de deputado estadual e ex-secretário de saúde Acélio Casagrande (PL) como vice na chapa que concorre à prefeitura de Criciúma. Guidi deixou o PSD e Casagrande o PSDB pelo PL.

Também foi apresentada a nominata de pré-candidatos a vereador do PL e ainda do aliado Republicanos, comandado pelo advogado Jefferson Monteiro.

A Associação da Imbralit recebeu de milhares de pessoas, e as presenças ilustres do governador Jorginho Mello (PL), dos deputados federais Daniel Freitas e Júlia Zanatta e o estadual Jessé Lopes.

Ricardo vai defender o legado família que já teve o ex-prefeito de Criciúma, ex-deputado estadual e ex-secretário de estado, Altair Guidi, e a professora e ex-senadora Sandra Guidi. Ricardo está em seu terceiro mandato, 1 de estadual e 2 federais, e ocupou o cargo de secretário de Estado do Meio Ambiente e da Economia Verde.

Em sua fala Guidi alfinetou o prefeito Clésio Salvaro (PSD):

“Teve gente que trabalhou para que esse dia não chegasse, teve gente que apostou que esse dia não ia chegar, perderam a aposta”.

Em seu pronunciamento Jorginho Mello anunciou Casagrande como vice, e pediu um voto de confiança em sua intuição política de que esta é a melhor chapa.

O governado chegou a se reunir com o MDB e cogitou a vinda de Paulo Ferrarezzi para a chapa, mas não chegaram a um entendimento.

O fato é que ter mais candidatos favorece ainda mais a candidatura de Guidi e seus apoiadores.

 

MDB OFICIALIZA FERRAREZI E ANIBAL DÁRIO

O salão comunitário da Vila Manaus foi o palco da grande convenção partidária do Movimento Democrático Brasileiro-MDB, sábado, 3 de agosto, que confirmou a chapa Paulo Ferrarezi e Anibal Dário em uma nominata de 18 nomes para vereadores.

Paulo Ferrarezi falou da importância de um futuro mais humano para Criciúma.

“O que nos une aqui hoje é o futuro. Nós acreditamos em uma Criciúma mais humana, que olha para todos e não para poucos. Nós representamos a terceira via, a mudança certa, o contraponto à esta briga feia pelo poder que está aí”.

Ele falou de uma campanha limpa e soluções para as filas na saúde, desvalorização dos professores, a falta de apoio aos pequenos negócios, e o transporte público.

A convenção contou com a presença do deputados do MDB, estadual Tiago Zilli e federal Luiz Fernando Vampiro.

Paulo Ferrarezi está em seu terceiro mandato como vereador de Criciúma. Para botar saúde na pauta foi indicado o médico Aníbal Dário como pré-candidato a vice-prefeito. Dário foi candidato a prefeito nas eleições de 2020, deixou o partido pelo União Brasil, e voltou ao MDB.

 

LALE E MARIANA NA CHAPA PT-PSOL

A convenção aconteceu n quinta-feira, dia 1º de agosto, na Sociedade Recreativa União Mineira, no bairro Santa Bárbara, e confirmou o advogado Arlindo Rocha a prefeito pelo Partido dos Trabalhadores e a bióloga Mariana Sartor, do Partido Socialismo e Liberdade (Psol).

Em Maracajá, Lale foi candidato a prefeito pelo MDB e depois, em 2016, foi eleito prefeito pelo PSDB e cumpriu mandato de 2017 a 2020. Ainda em 2020, decidiu não disputar a reeleição e depois o PSDB e se filiou ao PT com um claro projeto de ser a maior liderança política do partido no sul depois da era “Décio Góes, José Paulo Serafim e Jorge Boeira”.

O PT nacional escalou o ministro do Trabalho e Emprego do governo Lula, Luiz Marinho, para participar da convenção da Federação Brasil Esperança (PT-PV-PCdoB) e Federação Rede-Psol.

Lale e Mariana terão 19 candidatos a vereador.

Arlindo Rocha, de 56 anos, é advogado especializado em direito previdenciário e do trabalho. Além de prefeito de Maracajá, foi presidente da Associação de Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc). Atua no Sindicato dos Ceramistas, da Construção Civil e da Indústria da Madeira e do Mobiliário de Criciúma e Região.

 

PP LANÇA CHAPA, MAS AINDA PODE DAR O VICE A VAGUINHO

O PP de Criciúma homologou sábado, 3 de agosto, na Câmara de Vereadores de Criciúma, uma chapa pura com Júlio Kaminski a prefeito e Irani Alberton a vice-prefeito.

O Partido Progressistas (PP) realizou a convenção partidária e lançou sua chapa para a disputa da eleição majoritária em Criciúma sem partidos coligados.

O evento teve a participação do presidente estadual do partido, ex deputado federal Leodegar Tiscoski, e os deputados estaduais progressistas Pepê Collaço e Zé Milton Scheffer.

Passaram pela convenção o pré-candidato a prefeito Vaguinho Espíndola (PSD), o deputado Júlio Garcia e o prefeito Clésio Salvaro.

Para os projetos, juntos, fizeram um convite para o Progressista participar da convenção do PSD neste domingo, dia 4, no AM Master Hall, às 18 horas.

Com menos expressão após a saída de diversas lideranças, o PSDB, deve perder a vaga de vice na chapa de Vaguinho.