Search

Coligações em Timbé do Sul e Maracajá; Republicanos vai para o governo em Praia Grande; e mais movimentações

VAI TER TRÊS CHAPAS

Na convenção do MDB, que aconteceu na Câmara de Vereadores, em Timbé do Sul, nesta sexta-feira (1/8), foi confirmada a chapa Marlon Panatta (MDB) com Pedro Alexandre (PSDB) de vice. PP, PL e MDB irão disputar o comando da Prefeitura do município.


PRIMEIRA CONVENÇÃO

Em Maracajá, as primeiras convenções marcadas foram as do Progressistas e do Podemos, nesta noite desta sexta-feira, 2 de agosto, no Sítio do Tata. Os nomes de Antônio Carlos “Cacaio” (PP) para prefeito e Alex Cichela (Podemos) para vice estavam para na pauta da convenção. Foi firmada a coligação “Maracajá para todos”.

 

DEMAIS CONVENÇÕES

A certidão eleitoral do prefeito Aníbal Brambila (PSD) retirada nesta sexta-feira (2/8), 19h19min, ainda constava com SUSPENSÃO DE DIREITOS POLÍTICOS, não podendo exercer o voto ou regularizar sua situação eleitoral enquanto durar o impedimento. As convenções de PSD e aliados está marcada para dia 5 de agosto, 21 horas, na Arena Trililik, em Maracajá, junto com PSDB, PDT e PL. Se Brambila não conseguir se candidatar, o PL tem os nomes de Neguinho Martinello e Fabrício do Quina à disposição.

O União Brasil faz sua convenção dia 5 de agosto, 21 horas, no momento fatal, no Salão Nilda Rizzi, com Edilane Nicoleite como pré-candidata a prefeita.

O MDB marcou sua convenção para 19h30min na Câmara de Vereadores e os pré-candidatos a prefeito são Volnei Rocha e Rudi Dassoler.

O Partido dos Trabalhadores, presidido pelo ex vice prefeito Everaldo João Pereira, faz sua convenção dia 5 de agosto, das 19h30 a 21h30, na Rua Guedes de Souza Machado, 148. Everaldinho é pré-candidato a prefeito.

 

BOLSONARO TEM A CAMISA DO AEC

A maioria dos candidatos do PL (outros também tentam), buscam uma oportunidade de estar perto e bater uma foto ao lado de Jair Bolsonaro (PL). Para conseguir este “trunfo” muitos estiveram em Brasília esta semana, como o prefeito de Ermo Paulinho Dellavecchia, e a pré-candidata a prefeita Andresa Ribeiro, do PL de Araranguá. A pré-candidata a vereadora Manu Ghedin, também de Araranguá, teve uma ideia original. Aproveitou o gosto do ex presidente por camisetas de clubes de futebol para presenteá-lo com uma camiseta do AEC. Detalhe: os patrocinadores são a Madesasso, do empresário José Hilson Sasso (PP) – apoiador da chapa; e Duvalle, do empresário Rodrigo Turatti, que foi candidato a deputado estadual pelo PSL em 2018.

 

QUARTA VIA EM ARARANGUÁ

O Solidariedade de Araranguá faz no domingo, 4 de agosto, em sua sala na Galeria Fronteira – Sala 16, das 10 às 12 horas. O partido lança a dobradinha com Alcir Marcos como seu candidato a prefeito e Evelise Maciel candidata a vice e mais uma chapa com 16 candidatos a vereador.

As outras chapas tem César Cesa – MDB / Tano Costa – PSD; Andresa Ribeiro – PL / Márcio Tubinho – PP; e Sayonara Araújo – PT / Karin Scherer – Psol.

 

ARROIO PODE TER 3 CHAPAS

Em Balneário Arroio do Silva, o PL, que tem como pré-candidato a prefeito Ranieri Cardoso, em entrevista à Post TV, na quinta-feira (1º de agosto), disse que o partido pode disputar com chapa pura, com o PSDB indicando o vice, ou ainda haver uma conversa com o MDB que já apresentou a chapa Larissa Biléssimo (MDB) na cabeça e Cristiano Oliveira (PRD) como vice. A convenção está marcada para sábado, 3 de agosto, 18 horas, no Restaurante Dalmoro. Já o MDB faz a convenção domingo, dia 4, 15 horas, no Restaurante Brazão, com MDB, PRD e Podemos.

A coligação de Evandro Scaini (PP) e Jorge da Celesc (PSD) fazem sua convenção no Centro de Eventos do Hotel Scaini às 14h, com PP, PSD, União Brasil e Republicanos na coligação.

 

VICE ASSUME EM PASSO DE TORRES

Dia 10 de agosto o vice-prefeito Altemir Catel Cardoso (PSD) assume interinamente o comando da Prefeitura de Passo de Torres. O prefeito, licenciado, passará a se dedicar à campanha eleitoral. A atitude merece elogios, já que o prefeito fica afastado do comando para não interferir na administração municipal.

Apesar de o vice assumir o comando o PSD não parece disposto a mudar de ideia. Há um acordo para o partido indicar o vice na chapa do PSDB. A dupla indicada é Dado Cardoso (PSDB) para prefeito e o vereador Jaci Anacleto (PSD) de vice.

 

REGIÃO CARBONÍFERA E AMESC

O jornalista Saulo Phitan e a Agência Performance, responsável em 2020 pela campanha de Ricardo Ghellere (PRTB) em Araranguá e de Pisca Dagostin (MDB) em Turvo, e do deputado estadual Tiago Zilli (MDB) em 2022, terá bastante trabalho nas próximas eleições. Além de coordenar a campanha dos vereadores da coligação de César e Tano, assumiu nesta sexta-feira, 2 de agosto, assume a campanha majoritária de Criciúma, do vereador Paulo Ferrarezi (MDB). Além disso, deverá fazer as campanhas a de Lauro Müller, Urussanga, Passo de Torres e Timbé do Sul. Todas campanhas serão do MDB.

 

REPUBLICANOS EMBARCA NO GOVERNO

Uma articulação do grupo que administra Praia Grande, hoje governado pelo prefeito em exercício Rodrigo Mariani (PSDB) após o afastamento do prefeito Fanica Machado (PP) na Operação Maktub, levou o Republicanos ao governo e evitou uma terceira chapa nas eleições. O presidente do partido e ex prefeito Henrique Matos Maciel foi empossado como secretário de Turismo de Praia Grande.

Com isso, a eleição se encaminha para duas chapas. Uma com Fanica (PP) candidato a prefeito, e Eliseu Colonão (PL) de vice, em uma coligação PP, PL, PSDB, PSD, Republicanos. A outra com Adelírio Monteiro (MDB) com Itamar Ferrigo (PT) de vice com MDB/PT/PCdoB.