Search

Feira de produtos coloniais em Tubarão começa na próxima quinta-feira

Os empreendimentos são de municípios da região e vão comercializar produtos agrícolas in natura e industrializados – Foto: Divulgação/Epagri

A 17ª edição da Feira de Produtos Coloniais, que ocorre de 1º a 4 de agosto em Tubarão, vai reunir cerca de 70 empreendimentos familiares, seis cooperativas e quatro associações da agricultura familiar e da pesca artesanal assessorados pela Epagri em 18 municípios do Sul Catarinense.

São negócio dos municípios da região de Tubarão que vão comercializar no Farol Shopping produtos agrícolas in natura e industrializados. Dentre eles estão hortifrútis, panificados, doces, geleias, mel, bebidasovos, lacticínios, embutidos, pescados, farinhas, derivados de cana, entre outros. O volume de vendas vem atingindo a cifra de mais de R$ 200mil desde a edição de 2022, mostrando que os produtos caíram no gosto dos consumidores.

Vão participar do evento cerca de 70 empreendimentos familiares assessorados pela Epagri em 18 municípios do Sul Catarinense – Foto: Divulgação/Epagri

Segundo a extensionista social da Epagri e responsável pela feira, Eloísa Rovaris Pinheiro, o objetivo do evento é apresentar a cultura gastronômica e o artesanato de cada cidade da região de Tubarão, ofertando produtos coloniais direto do produtor. “O shopping é o local de maior circulação regional e levar os produtos da agricultura familiar e da pesca artesanal para lá aproxima os produtores rurais e pescadores artesanais dos consumidores”, diz ela.

Além de vender os produtos agrícolas e pesqueiros diretamente ao consumidor, na feira os produtores terão um evento específico para gerar negócios com empresários do ramo da gastronomia, hotelaria, varejistas e nutricionistas: será a Rodada de Negócios.

O objetivo do evento é apresentar a cultura gastronômica e o artesanato de cada cidade da região de Tubarão (Foto: Divulgação/Epagri)

 

Rodada de negócios

 

A Rodada de Negócios será realizada dia 1º de agosto, às 15h. Neste dia, os expositores farão atendimento especial aos empresários, mostrando os produtos da região.

“Essa aproximação possibilita que o alimento da agricultura familiar possa seja ofertado em bares, hotéis, restaurantes, lojas especializadas, supermercados e alimentação escolar. Isso fortalece a economia local, a cultura alimentar e o desenvolvimento regional”, ressalta Eloísa.