Search

Convenção do MDB de Sombrio confirma Gislaine e Jeriel e apoio de 5 partidos; oposição ainda aguarda partidos

MDB VAI DE CHAPA PURA

O MDB de Sombrio repete a fórmula de 2020 e vai de “chapa puro sangue” nas eleições de 2024, quando venceu as eleições com a chapa elegeu Gislaine Cunha (MDB) e Jeriel Isoppo (MDB). Sob o comando de Zênio Cardoso (MDB), a coligação manteve a estratégia de ter um MDB raíz na chapa da prefeita, que veio do PL.  Naquela ocasião havia uma disputa pela vaga de vice entre o Democratas, PDT e PL. Com a definição de chapa pura o grupo apoiou a dupla do MDB.

Agora para 2024, dos três partidos, apenas o PL manteve apoio à Gislaine. O Democratas se fundiu ao PSL e formaram o União Brasil, que decidiu apoiar o candidato Peri Soares (PP). Numa manobra conjunta que envolveu o apoio dos deputados Zé Milton (PP) e Minotto (PDT), o PDT foi para a coligação da oposição. O PL chegou a ser cogitado para vice, mas acabou mantendo apoio à chapa do MDB.

A convenção conjunta, que aconteceu na noite desta terça-feira (30), levou 5 partidos para a coligação MDB, PL, PRTB, Podemos e PSB (que recebeu dissidentes do PDT).

 

 

OPOSIÇÃO QUER AMPLIAR

O PP está na expectativa agora porque há ainda 2 partidos que não definiram seu caminho em Sombrio. O PSDB, sob o comando de Jucemar Custório, o Bujão, irá definir seu caminho na sexta-feira, dia 2 de Agosto. Já o Republicanos, deverá fazer sua convenção no dia 5 de Agosto.

O que está definido é que haverá uma convecção conjunta no Salão Comunitário Nova Brasília, das 14 as 18 horas, entre PP, PSD, União Brasil e PDT.

Ainda não há definição de quem será o vice na chapa. Pode ser do PSD ou do PSDB.

 

PDT VAI COM O PROGRESSISTAS

O ex presidente Celso Rogério de Souza até divulgou uma “carta de repúdio” à condução do partido que tirou o PDT do time MDB depois de 12 anos, para apoiar o PP. Apesar de questionar os meios, Celsinho não deverá lograr êxito com a tentativa de cancelar a decisão. Isto porque o acordo foi aprovado pelo presidente estadual Rodrigo Minotto (PDT). Portanto, uma medida como recorrer ao PDT do estadual é apenas para “marcar posição”, com poucas chances de mudar a decisão.