Search

Convenções MDB Araranguá e PP Timbé; esquerda dividida em Araranguá; nota do Fanica; e mais

TIME DO BORA 15

O MDB de Araranguá marcou sua convenção para referendar o nome de César Cesa e mais 16 candidatos a vereador para este sábado, dia 27 julho, na Câmara de Vereadores de Araranguá. Os convencionais podem aprovar os nomes do partido que lidera uma coligação com PSD, União Brasil, Republicanos, Federação PSDB/Cidadania, PDT e PSB, entre as 14 e as 18 horas.

 

PT E PSOL JUNTOS

A Federação PSol/Rede Sustentabilidade marcou suas convenções para o dia 25 de julho, 19 horas, no bairro Coloninha. O grupo irá confirmar o apoio à coligação liderada pela Federação PT/PCdoB/PV indicando o nome da professora Karem Scherer (PSol) como nome para vice. Por questão de sobrevivência política de ambos os partidos, pela primeira vez, a esquerda de Araranguá disputará uma eleição com Psol e PT na mesma chapa.

O PT irá homologar o nome da professora Sayonara Pessoa como candidata a prefeita e mais a chapa com 16 nomes a vereador, dia 28 de julho, 19 horas, na sede do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Araranguá.

Para evitar fracionar os votos e diante da dificuldade da dificuldade em fazer 2.500 votos para eleger um vereado, o PSol, que iria indicar 3 nomes, deve evitar lançar candidatos e apoiar a chapa do PT.

 

ESQUERDA DIVIDIDA

Nesta segunda-feira (22), o pré-candidato a prefeito de Araranguá Alcir Marcos, do Solidariedade, conversou com um membro da Executiva do PT sobre a possibilidade de estarem juntos nas eleições deste ano. Depois, por telefone, Alcir conversou com a maior liderança do PSB de Araranguá, Albertina Rosso, sobre a possibilidade de criação de uma frente de esquerda. A coluna entrou em contato com Tina Rosso que não descartou as conversas:

“Nós vamos decidir na convenção depois de ouvir todo mundo, inclusive nossos aliados do PSB regional, os rumos adotados pelo PSB Estadual. Queremos ouvir todos os partidos que compõe a Frente Ampla, e deixar bem claro que nós temos o vice-presidente da República (Geraldo Alckmin) e ministérios, apoiamos o Lula (PT), que tem vontade de reeleição. E queremos trazer para Araranguá o maior número de recursos financeiros possível. Nós do PSB temos um Plano de Governo e queremos mostrar para cidade que podemos realizar muito, baseado nas conquistas das nossas prefeituras e administrações criativas do PSB”.

Além disso, disse a militante do PSB no estado e que mora no Distrito de Hercílio Luz:

“Temos excelente diálogo com atual prefeito (César Cesa – MDB) e acredito   inclusive que ele terá capacidade de abraçar nosso plano no âmbito das coligações partidárias”.

Questionada pela coluna sobre o fato de PSB de Araranguá estar inativo desde 2021, Tina respondeu:

“Nossa Executiva está em dia com contas 100% aprovadas. Não há nada que impede a boa índole do PSB participar numa coligação majoritária, mesmo sendo um partido de ideias e propostas. Já foi e será anotada junto com a Convenção e Atas como de praxe. Está anotada no T.R.E. a última executiva homologada na minha direção. É a válida”.

A Frente Ampla que Tina menciona não deve ampliar e nem se juntar. A direção do PSB já alinhou apoio – mesmo sem partido constituído, à reeleição de César Cesa (MDB), assim como o PDT, que já está na eleição. O Solidariedade terá candidato a prefeito. PT e PSol já fecharam aliança.

 

COLIGAÇÃO MARCADA

Em Timbé do Sul, o time da situação já tem data para a convenção de PP, PSD e União Brasil. Será dia 26 de Julho, à partir das 18 horas, na Câmara de Vereadores. O grupo irá homologar a chapa de Vilmar Mafioletti, o Belinha (PP), e Gilberto Moro, o Gil (PSD), de vice. O grupo irá apresentar vereadores do PP e PSD.

 

SOLIDARIEDADE DE CRICIÚMA

O partido fez convenção neste final de semana e confirmou os nomes de Jorge Godinho a prefeito, Graziela Fraga de vice e mais a chapa de vereadores. Os pré-candidatos a prefeito da região sul, incluindo Alcir Marcos em Araranguá, participaram e discursaram no evento.

 

NOTA OFICIAL – PREFEITURA PRAIA GRANDE

“A prefeitura de Praia Grande confirma o afastamento do prefeito Elisandro Machado (Fanica) das funções administrativas do município. No entanto, esclarece que esse é um procedimento padrão para que o processo de investigação seja realizado, não imputando ao prefeito crime algum. Ele também está colaborando com as investigações para que, se confirmadas a ilicitudes, os responsáveis sejam devidamente punidos. Fanica manifestou-se em vídeo repudiando qualquer ação que traga prejuízo à comunidade em detrimento de interesses pessoais e afirma que sua trajetória política não será manchada pela ação de terceiros”.

 

AGNALDO E ADRIANO EM PEDRAS GRANDES

O Partido Progressistas e o PSD realizam convenções municipais neste domingo, 28, em Pedras Grandes. Os pessedistas se reúnem das 9h às 12h e os progressistas das 12h às 15h no Centro de Convivência São Gabriel Arcanjo (Centro).

A dupla que atualmente comanda o município de Pedras Grandes, Agnaldo Filippi e Adriano de Souza, se inscreveu como pré-candidatos a prefeito e a vice-prefeito.

A situação terá uma forte nominata de candidatos à Câmara de Vereadores, reunindo expressivos nomes de todas as comunidades.

São esperadas na convenção lideranças políticas estaduais e das comunidades de Pedras Grandes, para apoiar a reeleição de Agnaldo e Adriano, bem como eleger os vereadores da coligação.

O prefeito Agnaldo Filippi convida a população de Pedras Grandes para as convenções. A campanha eleitoral só deverá iniciar no dia 16 de agosto, quando é permitido a propaganda eleitoral.