Search

Começam as convenções; indefinição em Gaivota e Morro Grande; e mais

PAULINHO E ZICA EM ERMO

Sem mais espaço para ampliar a coligação governista, que já tem PL, PSD, PP, MDB, PDT e Republicanos, os aliados do prefeito Paulinho Della Vecchia (PL), que disputa a reeleição, farão a convenção já no segundo dia permitido, dia 21 de julho, domingo. Isso facilita para a vinda de lideranças estaduais e federais, que no dia 4 ou 5 terão muitas agendas ao mesmo tempo para comparecer.

O nome apresentado inicialmente pelo PSD para vice era o de Milton Cadorin, pai do ex-prefeito de 2 mandatos, Aldoir “Zica” Cadorin, mas isso não ajudou o fechar o grupo, já que o PP já teve o vice do MDB em 2020. Zica acabou sendo escalado para poder fechar a coligação e não gerar perdas.

 

OPOSIÇÃO DIVIDIDA POR 2

O PSDB apresenta a dupla de vereadores Deoclesio da Silva, o Clesinho (ex MDB) a prefeito, e Giovane Buzzello de vice. 

O PT deve disputar com ‘chapa pura’. Na segunda-feira (15), em reunião do partido foi definido que o nome da cabeça de chapa é o de Ivan de Lavechia de Vargas, ex secretário de Saúde e Educação (ex PSD). O vice será definido entre Bárbara Topanotti ou o vereador Claudionor de Souza, o Kal.

Isso só muda se PSDB e PT se acertarem para formar uma coligação que teria a difícil missão de enfrentar uma máquina pesada.

 

PP EM 14 CHAPAS NA AMESC

Em 18 de junho, o coordenador regional Adelor Emerich apresentava uma lista de nomes do Progressistas para a eleição. Veja o que mudou em 30 dias:

  • Araranguá – Márcio Tubinho (será vice de Andresa Ribeiro/PL) – VICE;
  • Balneário Arroio do Silva – Evandro Scaini (com Lei do Mar Azul/PSD de vice); 
  • Maracajá – Antenor “Tata” Rocha (indefinida coligação) – Mudou o nome: Cacaio de Oliveira a prefeito com Alex Cichella (Podemos) como possível vice; 
  • Meleiro – Jonas Ostetto ou Vitor Hugo Coral (indefinida coligação) – Confirmado Jonas como nome do PP para vice de Anderson “Nininho” Scarduelli (PL) – VICE; 
  • Morro Grande – Daniel Olivo “Keio” Clelio (PP/MDB/PSD) mantém a coligação; 
  • Ermo – Edson Zauer “Bafinho” (disputa com PSD a vaga de vice do PL) – Perdeu a vaga para Zica Cadorin (PSD); 
  • Jacinto Machado – Noeli Zacca (será vice do MDB) – confirmada vice de Sander Just (MDB) – VICE;
  • Turvo – Indefinido (Sandro Cirimbelli não está confirmado) – caso o prefeito não se candidate, a discussão é de uma aliança com PL e PSDB; 
  • Timbé do Sul – Vilmar “Belinha” Mafioletti (PP) com Gil Moro (PSD) de vice;
  • Sombrio – Eraldo “Peri” Soares (chapa União Brasil, PSD) – mantido; 
  • Balneário Gaivota – Ronaldo Pereira (chapa PP/PSD/MDB/PDT) indefinido; 
  • Santa Rosa do Sul – Willian Sartor (vice do PSD) – VICE
  • São João do Sul – Alex Bianchin (PP/PSD/PSDB/PDT) com Ismael Sant’Ana de vice (PSD);
  • Praia Grande – Elisandro “Fanica” Machado (PP/PL/PSDB)
  • Passo de Torres – Valmir Rodrigues (vice indefinido).

O PP busca, por ora, a ‘cabeça de chapa’ em 10 municípios, 4 como vice e fora da chapa majoritária em apenas 1, Ermo, onde Bafinho foi substituído por Zica Cadorin (PSD).

CONVENÇÕES MARCADAS

Em Santa Rosa do Sul, a coligação do prefeito Almides Roberg da Rosa (PSDB) com vice Pedrinho D’Ávila (MDB), e apoio de Republicanos, PDT e PSB, tem convenção marcada para o dia 03 de agosto. O PL de Moisés Réus e Jonas Bittencourt de vice está agendado para dia 4 de agosto. Falta a definição da data de Nelson Cardoso (PSD) e Willian Sartor (PP).

INDEFINIÇÕES EM MORRO GRANDE 

Em Morro Grande, o que parecia certo já não é mais. PP e MDB não estão tão afinados assim porque os emedebistas esperam que o PP invertesse a chapa que venceu 2020 com Keio Olivo (PP) prefeito e Tatin Favarin (MDB) de vice. 

Além deste desacerto entre os partidos da base, que ainda tem o PSD, há uma movimentação de outras frentes. São cotados para aliança com o PP o PSDB de Osmar Coral ou Tati Scarpati, ou ainda o PL de Édio Tomazi, Poka Marcelo e Ires Crepaldi.

Além disso, o ex prefeito Ênio Zuchinalli também lançou a pré-candidatura pelo Podemos.

 

GAIVOTA: SEM FUMAÇA BRANCA

Depois da reunião que selou um pré-acordo para unir na oposição PSD/PP/MDB/PDT, os partidos tentam, até agora sem sucesso, definir quem irá formar a chapa majoritária entre os três pré-candidatos a prefeito: Fábio Albino/ Fabinho da Fabsul (PSD); Ronaldinho Pereira (PP); e Fernando Ferreira/ Chimia (MDB). O PSD já tem definição. Fará sua convenção dia 3 de agosto com Fabinho como seu candidato.

 

PT É A TERCEIRA VIA

Ainda na oposição o PT tem como pré-candidato Emerson Lazzaron Cardoso de Oliveira, que nas eleições de 2020 foi candidato a prefeito pelo Avante.

UNIÃO BRASIL RACHADO

Depois da bronca do Republicanos em Santa Catarina agora é a vez do União Brasil apresentar fissuras. Sob o comando de Fábio Schiochet o partido decide em sua Executiva Nacional na segunda-feira (22) se aceita ou não a intervenção do União Brasil de Florianópolis. Disso depende a decisão de Gean Loureiro que levou o partido à vaga de vice de Dário Berger (PSDB) enquanto os deputados e vereadores acertaram apoio a Topázio Neto. 

A observar se esta decisão não irá trazer reflexos nas eleições municipais no restante do estado. 

 

DÉCIO NO OESTE COM O PT

O presidente estadual do Partido dos Trabalhadores Décio Lima (PT) participa do lançamento das pré-candidaturas do PT no Extremo Oeste de Santa Catarina, neste sábado, dia 20 de julho, a partir das 9h30min, na sede da Associação dos Funcionários da Cooperoeste -Terra Viva, em São Miguel do Oeste. Além de tratar das ações do Governo Federal no estado haverá uma oficina de comunicação eleitoral sobre dois aspectos importantes para o pleito de outubro: “Campanha municipal na era da redes sociais” e “Inteligência Artificial: Estratégias, oportunidades e riscos”.