Search

São João do Sul 2 chapas; Timbé do Sul 3 chapas; Ermo 3 chapas; e os caminhos do Republicanos

DUAS CHAPAS
Em São João do Sul foi consolidada nesta quarta-feira (17) a aliança da situação, que já contava com PL na cabeça de chapa, com o ex vice-prefeito Betinho Delfino, e o MDB de vice com o vereador Márcio Grei Magnus, agora tem o União Brasil, que tinha como pré-candidato a prefeito o ex vereador João Cardoso (e que abre mão da disputa) e o Republicanos, que na eleição de 2020 teve candidatura própria. Em princípio a chapa terá 4 partidos: PL/ MDB/ União Brasil e Republicanos, embora o grupo ainda busque ampliar este número. As convenções será no prazo fatal, dia 5 de agosto.

A oposição tem 4 partidos alinhados até o momento:  PP/ PSD/ PDT/ PSDB (este último partido também interessa à situação) com o ex-prefeito Alex Bianchin (PP) na cabeça e o vereador Ismael Sant’Ana (PSD) de vice.

O PSDB era o partido do grupo político de Betinho, que foi para o PL. Já Alex, que foi prefeito duas vezes pelo PT, estava no PDT, antes de se filiar no PP para buscar apoio progressista para sua chapa. O PSD, por sua vez, que era o partido de Moacir Teixeira (MDB) na eleição de 2016, levou 3 vereadores do MDB e enfraqueceu o partido na reta final. Isso acabou levando o MDB para vice do PL.

Curiosamente em São João do Sul, irão se enfrentar nas urnas o prefeito (Alex) e o vice-prefeito (Betinho) da gestão 2013-2016.


TRÊS CHAPAS

Havia quem apostasse que o PL não bancaria uma candidatura a Prefeitura de Timbé do Sul, mas o presidente do partido sempre dizia que os liberais poderiam até receber apoio, mas não abriria mão da disputa. Com as convenções marcadas, todas elas na Câmara de Vereadores, é possível ver que o quadro irá mesmo para 3 candidaturas – se nada mudar. 

O grupo de sucessão de Betinho Biava (PP) já definiu as convenções para 26 de julho, 18 horas, para apresentar a chapa de Vilmar “Belinha” Mafioletti (PP) – ex secretário da Saúde, e o agricultor Gilberto Moro, o Gil (PSD), de vice. Ele que estará em lado oposto de seus sogros, Nardeli e Tati Alexandre, é um dissidente do PSDB. Gil chegou ao PSD junto com Ademilson Luiz, que deixou o MDB depois de ter sido o candidato que foi para o sacrifício em 2020 na chapa com Pedro Alexandre (PSDB) de vice.

O PL de Timbé do Sul, por sua vez, que fez a maior votação proporcional para a deputada federal Júlia Zanatta (PL) em Santa Catarina em 2022. E é nesta batida que o partido de confirmar o lançamento da chapa pura de Robson “Tainha” Pizzolo e Luizinho Pizzoni de vice. Convenções marcadas para dia 1º de Agosto.

Um dia depois, dia 2 de agosto, é a vez do de MDB e PSDB fazerem sua convenção. O ex vereador Marlon Arcaro Panatta (MDB), que foi secretário de Administração do prefeito Betinho, acabou rompendo com ele nas eleições de 2020. Saiu do PSD e construiu sua candidatura pelo MDB, que repete o vice na chapa Pedro Alexandre (PSDB).


BAGUNÇOU O CORETO EM CRICIÚMA

O Republicanos, sob nova direção de Santa Catarina, já começa a aprontar das suas. Nesta quarta-feira (17), foi a vez de o partido bagunçar a já frenética pré-eleição para prefeito de Criciúma. Em acerto que teve a digital do governador Jorginho de Mello (PL), com a presença do deputado federal e novo presidente do partido Jorge Ghoetten de Lima, do presidente do partido em Criciúma, Jefferson Monteiro, e do pré-candidato a prefeito Ricardo Guidi (PL), e de Acélio Casagrande (PL) – que pode ser o vice, foi acertada a mudança de coligação. O Republicanos sai do time de Vaguinho Espíndula (PSD) – apoiado por Clésio Salvaro (PSD), e vai para o time de Ricardo Guidi (PL).

 

REPUBLICANOS COM VÁRIOS PARCEIROS
E o Republicanos da Amesc como está? Deverá participar das eleições de 11 dos 15 municípios (sem partido em Meleiro, Morro Grande, Jacinto Machado e Timbé do Sul). Destes 11 municípios, 8 apoios são para as candidaturas governistas. 

  • Araranguá – Apoio à reeleição do prefeito César Cesa (MDB);
  • Balneário Arroio do Silva – Apoio à reeleição do prefeito Evandro Scaini (PP); 
  • Maracajá: Apoio à reeleição do prefeito Aníbal Brambila (PSD); 
  • Ermo: Apoio à reeleição do prefeito Paulinho Della Vecchia (PL);  
  • Balneário Gaivota: Apoio à reeleição do prefeito Everaldo Kekinha dos Santos (PSDB);
  • Santa Rosa do Sul: Apoio à reeleição do prefeito Almides da Rosa (PSDB); 
  • São João do Sul: Apoio à coligação apoiada pelo prefeito Moacir (MDB) – candidato Betinho (PL);
  • Passo de Torres: Apoio à reeleição do prefeito Valmir Rodrigues (PP);
    Em conversão ainda:
  •  Sombrio: indefinido – pode estar com Gislaine (MDB) ou Peri Soares (PP); 
  • Turvo: indefinido – pode estar com MDB, ou PP, ou PL;
  • Praia Grande: indefinido – pode estar com o PP ou com o MDB, ou ter chapa própria;

 

TEXTO CORRIGIDO DIA 18/07/24, ÀS 19H40MIN

TRÊS CHAPAS EM ERMO?   

A coligação do prefeito Paulinho Della Vecchia (PL) conta com 6 partidos – PL/MDB/PP/PSD/Republicanos/PDT, e terá como vice o ex prefeito Zica Cadorin (PSD)

O PSDB, depois da perda do ex prefeito Marquinhos, que faleceu quando se preparava para a campanha, busca se reorganizar com a dupla de vereadores Clesinho e Giovane Buzzello em uma chapa pura. Deoclesio da Silva, o Clesinho, era do MDB e foi para o PSDB, para ser oposição a Paulinho.

A outra frente pode ter o PT em chapa pura. O partido escolheu através de pesquisa entre 3 nomes o de Ivan de Lavechia de Vargas, ex secretário de Saúde e Educação, que veio do PSD. O vice pode ser Bárbara Topanotti ou o vereador Claudionor de Souza, o Kal.