Search

Cobalchini comanda MDB; definições em Sombrio, Maracajá, Meleiro, Arroio; e mais

MDB de coração aberto

Agora sob o comando do deputado federal Valdir Cobalchini, que assumiu o comando do partido com a licença do deputado federal Carlos Chiodini, que se licenciou do cargo de presidente do MDB para se candidatar a prefeito de Itajaí, o partido entra na reta final do projeto eleições de 2024. O presidente disse que não olha para 2026, e que irá respeitar as questões locais, sem restrição a nenhum partido. Cada caso será tratado conforme a peculiaridade local.

 

MDB faz convenção dia 30

De acordo com uma liderança do grupo governista não causa tanto impacto o que já foi fechado pela oposição de Sombrio. “O PSD é o União Brasil dividido, basicamente um só. O PDT, foi a sigla com 3 membros da executiva, mas os candidatos a vereadores, ficam com Gislaine”. disse.

A dupla Gislaine Cunha (MDB) e Jeriel Isoppo (MDB) deverá se repetir com apoio de MDB, PL e PSB (que ficou com os remanescentes do PDT). Há a expectativa ainda de fechar com PSDB até os dias 20/21, com o presidente Juliano Manenti; e ainda do Republicanos.
A convenção conjunta dos partidos está marcada para dia 30 de julho.

 

Peri busca ampliar grupo

Depois de anunciar um G4 com PP, PSD, União Brasil e PDT, o pré-candidato a prefeito Peri Soares (PP) ainda busca PSDB e Republicanos para as eleições de Sombrio. Ambos partidos conversam com MDB e com PP. A oposição quer quebrar a sequência de 12 anos do MDB, como aconteceu com o PP (2 gestões de Zé Milton e 1 de Jusa).

 

Dois nomes do MDB

O MDB de Maracajá definiu na reunião da Executiva ampliada desta segunda-feira (15) que a lista de 7 nomes de pré-candidatos a prefeito seria reduzida a 2: o vice-prefeito Volnei Rocha e o presidente do partido Roldinei Dassoler, o Rudi. O MDB também apresentou as duas alternativas para as eleições: estar na chapa do PSD, de Aníbal Brambila – quem sabe na expectativa de ter espaço na chapa majoritária com a impossibilidade de prefeito se candidatar; ou na chapa de PP e Podemos – na expectativa de convencer o grupo a abrir espaço na cabeça de chapa. O fato é que o MDB não deverá disputar em chapa pura, deve seguir um dos 2 caminhos: apoiar o atual governo ou engrossar a chapa da oposição.  

 

MDB do Arroio

O MDB do Arroio do Silva, que quer voltar a ser um partido grande em Balneário Arroio do Silva, chega a marca de 800 filiados, dobrando seu melhor momento histórico. O presidente Claudemir Cechinel trabalha pela meta de alcançar 1.000 filiados. Depois de anunciar que faria a convenção dia 28 de julho, o MDB mudou de ideia e fará no di 4 de Agosto, no Restaurante Brazão, com a presença de lideranças do MDB e do Podemos. Por ora, ainda indefinição sobre aliança com o PL de Jairo Borges,

 

Sem chapa única

Em Meleiro está mantida a eleição com disputa. De um lado, o time governista com o vereador Anderson Scarduelli, o Nininho (PL) na cabeça de chapa, e, o vereador Jonas Ostetto (PP) de vice, com apoio de PL/PP/ PSD/MDB.

Havia uma expectativa de construção de uma chapa de consenso, mas os partidos de oposição PSDB/PDT decidiram não estar no chapão. Quem foi até o grupo de Nininho para dar resposta foi o vereador José Zanelatto (PDT).

Com isso, Rogildo Bordignon (PSDB) poderá repetir a chapa de 2020 com Reginaldo Ghellere (PSDB) como vice.

 

Calendário eleitoral

Em razão da preocupação com a legislação eleitoral as Câmaras de Vereadores da Comarca de Araranguá deixaram de transmitir as sessões ao vivo em suas plataformas. Maracajá, por ora está liberando a gravação via Youtube, mas, Balneário Arroio do Silva e Araranguá somente presencial. Além disso, há mudanças também nos portais e redes sociais de prefeituras e câmaras para evitar o cometimento de crimes eleitorais ou mesmo induzir os cidadãos a cometê-los. 

 

Social e lazer

Na segunda sessão do mês de julho, em Balneário Arroio do Silva, que aconteceu nesta terça-feira (16), apenas a entrada de um anteprojeto do vereador Clailton de Oliveira (PL) que trata da celebração de termo de fomento entre a prefeitura de Balneário Arroio do Silva e a Associação de Pessoas com Deficiência Física de Araranguá – Adear. E ainda foi aprovada a indicação do vereador Pedro Eugênio Coelho (PSD) que pede que a Prefeitura estude a possibilidade e a viabilidade de implantar uma praça pública, na Praia da Meta.