Search

Aliança de 7 partidos em Jacinto; PP e Podemos em Maracajá; PSD com PP em Sombrio; e decisão do TJSC sobre a Igreja Matriz

Sander e Noeli com 7 partidos em Jacinto Machado

Neste sábado, 13 de julho, se reuniram 7 siglas partidárias em Jacinto Machado, para confirmar apoio a dupla Sander Just (MDB) e Noeli Zacca (PP). À mesa estavam presidentes, vice-presidentes e representantes de MDB, Progressistas, Podemos, PSB, União Brasil e a federação PSDB/Cidadania, em encontro com o pré-candidato Sander Just, conhecido como Bambi, que conseguiu quebrar o paradigma de juntar partidos antes adversários.

O discurso era um só, ratificado pelo prefeito João Batista “Gaiola” Mezzari (MDB): unir as siglas para buscar investimentos para melhorias em Jacinto Machado.

O PP, foi representado na reunião por Renato Zanatta e por Luciano Zacca, filho da pré-candidata a vice, Noeli Zacca (PP), que estava em viagem e não pode participar.

O grupo irá tentar convencer o PL, que tem Doril como pré-candidato a prefeito, e o PSD, que tem Sy como nome para vice, a se juntar ao grupo e evitar as eleições.

O grupo reunirá todos os seus pré-candidatos e lideranças em uma confraternização dia 24 de julho antes das convenções conjuntas marcadas para 4 de agosto.

 

Chapa prévia Cacaio e Alex em Maracajá
O tabuleiro voltou a se movimentar em Maracajá após a reunião que colocou juntos na mesma aliança 5 partidos em apoio à reeleição de Aníbal Brambila – PSD, PL, PSDB, PDT e União Brasil, 3 deles com chapas de vereadores, que pode significar até 30 nomes.

Agora foi a vez do Progressistas se reunir no sítio do ex prefeito Antenor “Tata” Rocha (PP) neste sábado (13/7) para apresentação de uma chapa PP/Podemos. Em princípio, a chapa teria o ex-prefeito Antônio Carlos “Cacaio” de Oliveira a prefeito e o Podemos indicaria o presidente da Câmara Alex Cichella de vice.

 

Desafio: unir pés-vermelhos e pés-brancos

MDB e PT atenderam ao convite e também passaram pelo sítio. Discursaram o presidente do MDB, Rudi Dassoler, e ex vice-prefeito Everaldo Pereira, do PT.

Não fica descartada a participação de ambos em uma coligação ou mesmo participação do PT na chapa. Neste caso, o MDB poderia disputar as eleições com chapa pura; junto com o PT; ou ainda aguardar uma mudança na chapa de PSD e PL.

A eleição neste momento aponta para 3 chapas: PSD/PL+União Brasil/PSDB/PDT; outra de PP/Podemos que pode ainda ter o PT; e uma terceira do MDB.

Todos concordam que há a possibilidade de haver uma chapa entre PP e MDB – rechaçada no passado, mas mais palatável no presente, mas a definição de quem seria cabeça de chapa é o nó da questão. O MDB acha que deveria indicar o cabeça com vice do PP por ser o maior partido de Maracajá e por ter a maior bancada (MDB tem 3 vereadores e o PP 2); mas o PP tem já o Podemos no grupo e entende que consegue juntar o PT na chapa.

Para fechar esta aliança Podemos e PT poderiam ficar fora da chapa majoritária.

 

PSD adere à coligação do Progressistas de Sombrio

Para surpresa de exatamente zero pessoas, o PSD formaliza apoio ao PP do pré-candidato Peri Soares à Prefeitura de Sombrio.

A aliança foi acertada na última sexta-feira (12 de julho) pelo presidente, Teco Silvério, diretoria do partido, vereador Gean Albino e lideranças do PSD, com a presença do deputado Zé Milton, Executiva do PP.

Além do PSD e Progressistas, a aliança já conta com União Brasil e o PDT.

 

Pode reformar sem mexer na estética

A 5ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de Santa Catarina decidiu, por unanimidade, conhecer e dar provimento em parte ao recurso (do Ministério Público) para impedir a realização de reformas relacionadas à mudança estética da Igreja Matriz de Araranguá, admitida, porém, a intervenção no local para fins de conservação da estrutura, mobiliário e obras de cunho artístico observadas na edificação.

O julgamento no Tribunal de Justiça confirmou a decisão anterior do desembargador-relator no processo que o MP move contra a Cúria Diocesana, que agora deverá recorrer ao Superior Tribunal de Justiça (STJ).

O coordenador do CPP do Santuário, Reinaldo Pereira, disse à coluna que souberam da decisão, que cabe recurso, mas, que estão envolvidos com o Cerco de Jericó. Depois irão avaliar o caso.