Search

Brambila precisa reverter no STJ; teve traição no PDT de Sombrio; bastidores de Turvo e mais

Brambila tenta reverter no DF processo de crime ambiental

De acordo com a coordenadora do PSD na região, Gisela Scaini (PSD), o prefeito irá Aníbal Brambila (PSD) irá buscar todos os recursos judiciais para garantir sua candidatura à reeleição em Maracajá. Não trabalha com a hipótese de desistência. “Temos muitos recursos pela frente!”, disse ela à coluna.

Depois do parecer do Ministério Público Federal (MPF) ter sido contrário ao acatamento do Recurso Especial, apresentado pela defesa do prefeito e demais interessados no processo (que respondem por crime ambiental), o relator no caso deste Recurso no Superior Tribunal de Justiça (STJ), Ministro Antônio Saldanha Palheiro, em decisão monocrática, também acabou negando.

Ou seja, negou o Recurso Especial interposto por Anibal Brambila, Diogo Brambila e Transportes Pais e Filhos Eireli ME, ao acórdão prolatado pelo Tribunal de Justiça (TJSC) do Estado de Santa Catarina. Antes da Apelação Criminal, os réus foram condenados, em primeiro grau, e também na segunda instância.

Também havia sido negado o recurso em que a defesa alegava que “não houve elaboração de laudo pericial para a comprovação dos prejuízos ambientais, não havendo como se dimensionar a extensão dos danos”, no caso de queima de filtro de óleo de caminhões nas dependências da empresa ré.

A expectativa agora é tentar ‘nas turmas do STJ’ derrubar a decisão. Ela está diretamente ligada à definição sobre a candidatura do prefeito, que hoje, pela lei da ficha limpa, não poderia concorrer.

 

Banca do ex juiz

O advogado de Araranguá Márcio Ivo Tramontin da Silva, de Araranguá, tocou o processo até uma determinada fase (1º e 2º graus). Agora, em Brasília, o processo é acompanhado pela banca de advogados de Marcello Dias de Paula, Gabriela Vollstedt Bastos Villas Boas, Maria de Viveiros Fernandes e o jurista Admar Gonzaga Neto, que foi ministro do TSE de 2017 a 2019, nomeado por Michel Temer (MDB).

 

O contestado apoio do PDT ao PP de Sombrio

Celsinho falou em traição a mudança que a direção do PDT fez sem ele participasse mesmo comando o partido há muitos anos. Disse que as lideranças fizeram este acordo com o PP de Peri Soares pelas suas costas. E ainda disse que o PDT pode ir com a sigla, mas que as lideranças suas aliadas estarão com a prefeita Gislaine Cunha (MDB). De fato, desde a saída de Zênio Cardoso do PDT para o MDB, o partido seguia este caminho. A decisão de estar na coligação foi um acordo entre as 2 executivas, com aval de seus deputados, Rodrigo Minotto (PDT) e Zé Milton (PP). A decisão foi ratificada pelo presidente do PDT Sandoval Ferreira, vice-presidente Linda Generoso e o vereador João da Silveira, e pré-candidatos a vereador do partido.

 

O fator PL de Santa Rosa do Sul

Os nomes do PL, como informados em primeira mão pela coluna, são do presidente da Câmara Moisés Réus e vice Jonas Bittencourt, 2 candidatos do agronegócio. O partido apresenta agora seus pré-candidatos a vereador nesta sexta-feira (5/7). O cenário hoje é de 3 chapas: Moisés/Jonas do PL; Nelson Cardoso (PSD) / Willian Sartor (PP); e a dupla que busca a reeleição: Almides da Rosa (PSDB) e Pedrinho D’Ávila (MDB). O PP tem uma definição de 2 hipóteses para estas eleições: em caso de coligação com o PSD de Nelson, o vice será Willian; mas, se optar por coligação com o PL o candidato a vice seria Orivaldo de Mello (Nego da Mirelle).

 

‘Guard Rail’ na Rodovia SC-285

A pedido da comunidade o deputado estadual Zé Milton (PP) aproveitou a reunião itinerante da Alesc em Criciúma para pedir a colocação de guard rails na Rodovia SC-285. A indicação legislativa aponta para o trecho entre os KM 07–08, entre Ermo e Araranguá na BR-101. O local é um ponto onde acontecem muitos acidentes fatais no local por falta de sinalização adequada e ausência de redutores de velocidade. Uma das vítimas mais recentes foi o empresário sombriense Vilmar Fontana “Alemão”, que faleceu no local.

 

Contenção de cheias em Turvo
O PL de Turvo se movimenta. Fez lançamento de mídia da pré-campanha, fez evento do PL Jovem, e segue conversando com PP, PSDB e Novo. Seu pré-candidato a prefeito, Donato Casteller, cumpriu agenda nesta quinta-feira (4), em Sombrio, para conversar com o deputado estadual Jessé Lopes (PL) para pedir uma Transferência Especial de Valor (TEV) no valor de R$ 420 mil para construção de um muro de contenção de 8 metros às margens do Rio Turvo e de 15 metros às margens do Rio Amola Faca, e 60 metros de galerias para o Rio São Brás.

 

Investimentos em pesquisa

Por solicitação do deputado estadual Zé Milton (PP), o vereador e presidente da Associação Catarinense dos Produtores de Sementes de Arroz Irrigado (ACAPSA), Rogério Dagostin, participou da Sessão Itinerante da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC), para falar da relevância da pesquisa para a economia do estado e para os agricultores catarinenses, em especial do ramo do arroz, e o desenvolvimento de novas variedades.

“Além de nosso estado, a nossa semente vai para o Rio Grande do Sul, Paraná, Maranhão, Sergipe e até para o Paraguai […]”, defendeu Rogério, que fez o convite para a sétima abertura da colheita do arroz em Santa Catarina, que ocorrerá em Turvo, na Ponte Alta, nos dias 30 e 31 de janeiro de 2025.

 

Indefinições em Turvo

Heriberto Schmidt (pré-candidato a prefeito), Ésio Simão (presidente do MDB de Turvo), vereador Afonso Casteller e Bino Giusti (assessor de Volnei Weber) tiveram conversa com o PL nesta quarta-feira (3) sobre o cenários para as eleições. Nada conclusivo.

As conversas seguem com o Republicanos e depois PSDB. A indefinição do PP, que tinha como nome o prefeito Sandro Cirimbelli, e hoje tem como segunda opção o nome do vereador Rogério Dagostin, deram uma certa travada no processo que promete se arrastar até o final das convenções.

Por ora, o quadro é de 3 chapas, uma do PP, uma do PL, outra do MDB. Segue o jogo de xadrez.

 

Oposição se organiza

Nesta quarta-feira (3/7), o Republicanos de Praia Grande, que é presidido por Henrique Maciel (ex prefeito e ex Secretário de Turismo do Estado),  realizou um encontro com o deputado estadual Sérgio Motta (Republicanos). Henrique trabalha pela reestruturação do partido em Praia Grande.

O deputado federal Jorge Goetten também esteve no final de junho com o partido em Praia Grande e deixou o apoio à pré-candidatura a prefeito de Henrique Maciel.

O Republicanos dialoga com outros partidos, especialmente o MDB, que deverá enfrentar o prefeito Fanica Machado (PP), que deverá ter apoio do PL. Isto fez com que o PT de Itamar Ferrigo e Paulinho também conversasse com o MDB para uma possível aliança, repetindo coligação do passado que comandou o município, MDB/PT.

 

União da esquerda

PT e Psol em Sombrio, assim como acontece em Araranguá, devem fechar aliança para as eleições deste ano com os nomes de Carlinhos de Fáveri (PT), morador da Sanga Negra e irmão do ex prefeito de Jacinto Machado Antônio de Fáveri como candidato a prefeito e o professor Antônio Valmor de Campos (Psol).

 

Inauguração esperada

O Ginásio de Esporte da Praia dos Golfinhos, em Balneário Arroio do Silva, foi entregue neste dia 4 de julho. Foram idas e vindas desde o governo de Evandro Scaini (PP), depois com a paralisação e deterioração no governo Mineiro (PSDB), e acabou voltando para o prefeito em seu terceiro mandato concluir e entregar a obra à comunidade.

 

Maracajá/Forquilhinha

O mês de junho encerrou com a discussão sobre o desassoreamento do Rio Mãe Luzia, entre Maracajá e Forquilhinha, que ajudaria a reduzir as cheias nos 2 municípios.