Search

Rogério Dagostin destaca a importância de investimentos em pesquisa na ALESC Itinerante

Por solicitação do deputado estadual Zé Milton, o vereador e presidente da Associação Catarinense dos Produtores de Sementes de Arroz Irrigado (ACAPSA), Rogério Dagostin, participou da Sessão Itinerante da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC), para falara da relevância da pesquisa para a economia do estado e para os agricultores catarinenses.

 

Durante seu discurso, Rogério ressaltou a importância dos investimentos contínuos em pesquisa para o desenvolvimento de novas variedades de arroz. Ele enfatizou que a criação de uma nova variedade pode levar entre 14 a 15 anos, mas que os resultados valem o esforço.

 

“A nossa Associação vem aqui pedir aos deputados que foquem em investimentos na Epagri. A pesquisa leva em torno de 14 a 15 anos para desenvolver uma nova variedade de arroz, e quando desenvolvemos novas variedades, trazemos novas tecnologias, quanto mais investimentos tivermos na pesquisa, mais rápido teremos resultados”, afirmou o presidente da ACAPSA.

 

 

 

Distribuição e Impacto Econômico

O presidente também destacou a relevância e a abrangência da distribuição das sementes produzidas em Santa Catarina, que abastecem não apenas o estado, mas também outras regiões do Brasil e até países vizinhos.

 

“Além de nosso estado, a nossa semente vai para o Rio Grande do Sul, Paraná, Maranhão, Sergipe e até para o Paraguai. Cada real investido na pesquisa junto à Epagri retorna ao longo dos anos em milhares e milhões para os catarinenses”, defendeu Rogério.

 

O presidente da ACAPSA mencionou o lançamento da nova variedade de arroz, o 127 CL, que já foi plantada no Maranhão e será multiplicada em Santa Catarina no próximo ano e promete um aumento significativo na produtividade.

 

“Essa semente vai dar um incremento em torno de 15 a 20 sacos por hectare em relação às outras variedades. A evolução da agricultura passa por nossas mãos. Depende de nós garantirmos que continuemos a colocar alimento na mesa dos brasileiros com a mesma qualidade e eficiência que nos trouxe até aqui”, concluiu Rogério Dagostin.

 

O deputado Zé Milton em sua fala apoiou fortemente a solicitação de Dagostin, ressaltando a importância da agricultura para a economia catarinense e a necessidade de investimentos contínuos em tecnologia. “Investir em pesquisa e tecnologia é fundamental para mantermos a competitividade e a sustentabilidade da nossa agricultura. Santa Catarina é um estado pequeno, mas somos o segundo maior produtor de arroz do Brasil, graças ao trabalho árduo dos nossos agricultores e ao avanço tecnológico. A importância de cada real investido na pesquisa é imensa para o retorno econômico e para nossos agricultores, declarou Zé Milton ao reafirmar que continuará defendendo o fomento a pesquisa na agricultura.

 

 

 

Convite para Evento

 

Ao final, Rogério Dagostin também aproveitou a oportunidade para convidar os deputados e a comunidade para a sétima abertura da colheita do arroz em Santa Catarina, que ocorrerá em Turvo, na Ponte Alta, nos dias 30 e 31 de janeiro de 2025.

 

“Convido todos para a sétima abertura da colheita do arroz em Santa Catarina, onde será lançado o 127 CL. Será uma honra tê-los conosco. O nosso governador Jorginho Mello já se colocou à disposição de estar presente”, anunciou.