Search

Pelo estado: novo leilão de arroz pode prejudicar produtores locais

O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, confirmou, esta semana, que o diretor de Abastecimento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Thiago dos Santos, responsável pelo leilão para importação de arroz anulado no início do mês, será exonerado. Ainda não há data para a publicação do novo edital para a importação de 1 milhão de toneladas de arroz, mas a possibilidade de um novo certame preocupa os produtores, principalmente, os catarinenses, que são o segundo maior produtor do grão no país.

 

Enquanto o Governo Federal acredita que a compra pública poderá garantir o abastecimento e estabilizar os preços do produto no mercado interno, que tiveram uma alta média de 14%, chegando em alguns lugares a 100%, após as inundações no Rio Grande do Sul, a Federação das Associações Comerciais e Industriais de Santa Catarina (Facisc), teme que as vendas dos produtos locais sejam prejudicadas pela concorrência abaixo do preço.

 

Só que vale lembrar que desde o início das enchentes, a Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) garantiu que não faltaria arroz no país, já que eles haviam colhido a maior parte antes das chuvas.

 

O Governo Federal ainda está negociando com os produtores uma alternativa para evitar o possível leilão sem gerar desabastecimento do produto no mercado e nem elevar os preços. A proposta deve ser apresentada ainda esta semana.

 

Força, Gabrielzinho

O vereador de Florianópolis, Gabrielzinho Meurer (PL), segue internado em estado grave na UTI do Hospital da Unimed, na Grande Florianópolis, após complicações de uma pneumonia. O quadro do político está praticamente inalterado há 15 dias e ele precisa se submeter a sessões diárias de hemodiálise devido ao mau funcionamento dos rins.

 

Ele, que possui hipocondroplasia, uma variação de nanismo, está em seu segundo mandato e concorre a vaga de vice na chapa do atual prefeito da Capital. Aliás, em consideração a Gabrielzinho, Topázio Neto (PSD) e Jorginho Mello (PL) decidiram não anunciar por agora o nome de quem entrará no pleito de outubro.

 

 

Tiro no pé

 

A estratégia de Gean Loureiro em retirar o apoio do União Brasil à reeleição de Topázio Neto (PL), na Capital, causou uma certa confusão dentro do partido. Os deputados da base do partido na Alesc estão, inclusive, tentando marcar um encontro para discutir o tema e tentar, de alguma forma, que Gean volte atrás. Nos bastidores, o que se comenta é que alguns parlamentares já reiteraram o apoio a Topázio e que não se veem apoiando outro candidato. Na Câmara Municipal, o cenário é o mesmo. A impressão que dá é que Gean usou o partido para resolver uma rixa pessoal, o que pode se tornar um tiro no pé, já que o ex-prefeito mostra não ter influência nem dentro do próprio partido.

 

 

Apoio indefinido

 

O deputado estadual do PL, Carlos Humberto, desistiu da disputa pela prefeitura de Balneário Camboriú. Apesar de ser a indicação da maioria da bancada, a vaga ficou com Peeter Lee Grando, indicado pelo atual prefeito, Fabrício Oliveira. Em entrevista no início da semana, ele afirmou que vai apoiar a pré-candidatura do seu pai, Carlos Humberto Silva, pelo partido Democracia Cristã. Se o pai não vier a se candidatar, as conversas de bastidores é que ele pode apoiar Juliana Pavan (PSD).

 

 

 

AsQ passa a se chamar Salvia

 

A  AsQ agora é Salvia – Saúde Corporativa – e anuncia a aquisição da startup do Paraná, Saúde Work, especializada em ergonomia e saúde ocupacional, por R$ 5,9 milhões. A nova marca catarinense com abrangência nacional oferece serviços que aumentam a eficiência dos programas de saúde do colaborador mantidos por empresas. O anúncio das novidades foi feito na ExpoGestão, principal evento de negócios do estado, pelo CEO da Salvia, Guilherme Hahn. Ainda neste ano, a Salvia deve inaugurar uma clínica modelo dentro do complexo Bewiki Care – Hospital Dia, em Florianópolis. Também está nos planos um projeto robusto de transformação digital em desenvolvimento com a Fundação CERTI.

 

 

Terminal Gás Sul

 

Foi inaugurado na última terça-feira, 25, o Terminal Gás Sul (TGS), na Federação das Indústrias de SC (FIESC). Por meio de um gasoduto de 33 quilômetros de extensão, a estrutura se conecta ao gasoduto terrestre existente da Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil (TBG), injetando mais gás no sistema que abastece a demanda brasileira.  Conhecida como FSRU (Floating Storage and Regasification Unit, na sigla em inglês), a embarcação terá capacidade de armazenar 138 mil m3 de GNL e regaseificar até 15 milhões de m3 por dia. O objetivo é abastecer indústrias locais, como a cerâmica, metalmecânica e de vidro, do Sul do Estado, por exemplo. No total, foram investidos R$ 500 milhões no projeto.

 

 

Nova penitenciária

 

O governador Jorginho Mello cumpre agenda de trabalho nesta quinta-feira, 27, no Planalto Norte. O governador inaugura a nova Penitenciária Industrial de São Bento do Sul, que tem capacidade para abrigar 420 internos em regime fechado. O secretário de Estado de Administração Prisional e Socioeducativa, Carlos Alves, e a secretária adjunta, Joana Mahfuz Vicini, estarão presentes na entrega da nova unidade.