Search

Araranguá mais vertical; Nota de Repúdio; movimentações políticas; e mais

ARARANGUÁ VAI SUBIR UM POUCO MAIS

Os vereadores de Araranguá aprovaram na sessão de quarta-feira (12) uma mudança no Plano Diretor para ampliar a construção em dois (2) pavimentos nas edificações em todo o município. O projeto foi encaminhado depois que houve o veto do prefeito César Cesa (MDB) a uma emenda dos vereadores que pedia que houvesse esta alteração.

O paço municipal precisou fazer uma audiência pública para pedir aprovação para a mudança. Vencida esta etapa, o projeto voltou à Câmara por meio do Projeto de Lei Complementar 025/2024, que foi aprovado e agora permitirá que o município amplie em dois pavimentos as edificações de acordo com o Plano Diretor. No bairro onde era permitido três pavimentos (andares) agora pode ser cinco. Onde era seis pode ser 8, de 12 para 14, etc. Depende do que permite o Plano Diretor do município e de cada bairro.

A medida mantém o ordenamento, a organização, e permite um crescimento por todo o município, e maneira que a cidade não cresça desordenadamente e nem que se construção edificação com risco aos moradores.

Araranguá já havia mudado algumas permissões para adequação ao crescimento do município. 

 

OUTRAS APROVAÇÕES

Foi aprovada ainda na sessão uma Lei de Utilidade Pública Municipal (PLO 29/24) para a Associação Jovino Martins, proposta pela Comissão Legislação Participativa, composta pelos vereadores Samuca Nunes (União Brasil), Douglas Michels (PP) e Jair Anastácio (PSD).

O vereador Paulinho (MDB) também aprovou o PLO 33/24, para corrigir um nome de bairro à rua que foi nomeada por sua indicação. A lei altera a ementa e o artigo primeiro da Lei Municipal 3950/22. Agora os Correios poderão chegar até os seus moradores.  

 

MOÇÃO DE REPÚDIO

A Câmara de Vereadores de Araranguá aprovou por unanimidade uma Moção de Repúdio, endereçada ao superintendente-adjunto da Receita Federal do Brasil na 9ª Região Fiscal, Fabiano Blonski, que teria publicado dia 29/8 uma portaria informando o fechamento da agência no município. “Já tem uma portaria informando a data de fechamento da agência que é no dia 31 de dezembro deste ano”, disse o vereador Douglas Michels (PP). 

A Aciva reúne lideranças mais vez, desta vez na segunda-feira (17), 16 horas, para buscar uma maneira de evitar o fechamento que vem sendo postergado desde a gestão do ex-prefeito Sandro Maciel (PT). Querem levar o atendimento para Florianópolis (pior que Criciúma).

A então deputada federal Geovania de Sá (PSDB) havia entrado em campo para ajudar, mas agora na suplência, precisará do apoio da titular Carmem Zanotto (Cidadania).

 

CABO DE GUERRA

O vereador Márcio Tubinho (PP) está cumprindo o que havia dito ao líder do governo de Araranguá na Câmara, Diego Pires (União Brasil). Fez mais um pedido de informação. Desta vez foi sobre as obras da manutenção da Rodovia Luiz Emídio Copetti, a Ara-224, Distrito de Hercílio Luz. As obras tem recurso do deputado Zé Milton (PP). O pedido 020/24 foi rejeitado pela base governista.

 

LAGOA DA SERRA NO RADAR

O prefeito de Araranguá, Cesar Cesa (MDB), recebeu nesta quinta-feira (13), membros da Associação de Moradores da Lagoa da Serra. A comitiva queria tratar da limpeza da lagoa; na necessidade de reparos em tubulação das ruas; manutenção da comporta existente no CTG Galpão de Instância; além da liberação do uso da praça doada à Associação.

 

EFEITO JORGE GOETTEN (PL)

O Republicanos de Maracajá ficou à deriva com a saída do vice-prefeito Volnei Rocha para o MDB.

Em Balneário Gaivota, mesmo com a ida do vice-prefeito Jonatã Coelho para o PL, o partido segue aliado de Kekinha (PSDB) e Jonatã (PL).

Em Balneário Arroio do Silva, da mesma forma, mesmo com a saída de Evandro Scaini e Carlos Scarsanella para o PP, o Republicanos ficou no grupo do prefeito, que tem por ora na coligação PP, PSD, União Brasil e Republicanos. A oposição tem PL, MDB, Podemos, e conversa com o PT.

Araranguá, o Republicanos tem acordo para estar na coligação de César e Tano (MDB, PSD, União Brasil, PDT, PSDB/Cidadania). 

Todos aguardam a definição do Republicanos, se de fato Jorge Goetten de Lima deixa o PL para assumir o partido. Isso mudaria todo o jogo político em vários municípios.

 

PRIMEIRA ENTREVISTA

Na quarta-feira (12), quem também concedeu a primeira entrevista de imprensa – também na Post TV, foi a pré-candidata a prefeita de Balneário Arroio do Silva, Larissa Biléssimo (MDB). Estava acompanhada do presidente do partido Claudemir Cechinel.

Estavam fazendo o convite para o lançamento dos pré-candidatos do MDB no Arroio, que acontece no sábado, 15 horas, no Restaurante Brasão.

 

CAMINHO DO PT NA AMESC

Em entrevista à Post TV o presidente do PT de Araranguá, Ozair Banha da Silva, falou que o partido trabalha para estar na majoritária em pelo menos 7 municípios: Araranguá, Maracajá, Sombrio, Balneário Gaivota, Ermo, Praia Grande e Passo de Torres. Além de participar das eleições com nominatas de vereadores em Santa Rosa do Sul, Balneário Arroio do Silva e São João do Sul.

Em Araranguá a pré-candidatura de Geraldo Pessoa (PT) com Karen Scherer (Psol) de vice.

 

NINHO TUCANO

O PSDB nacional, presidido pelo ex governador Marconi Perillo, irá oferecer aos seus filiados um seminário preparatório para as eleições municipais. O evento será totalmente on-line entre os dia 17, 18 e 19 de junho.

Já o Congresso estadual do partido em Santa Catarina, acontece nos dias 6 e 7 de julho (dia da eleição), quando deverá ser escolhido o novo Diretório Estadual. Tudo indica que o deputado estadual Marcos Vieira seguirá no comando do partido.