Search

Moacir assume novamente a Amesc; União Brasil organizado; e bastidores

SÃO JOÃO DO SUL COMANDA A AMESC NOS PRÓXIMOS 7 MESES

Moacir Teixeira (MDB) iniciou o ciclo na atual gestão 2021 a 2024 no comando da Associação dos Municípios do Extremo Sul de Santa Catarina. Agora, por conta das eleições, Clélio Daniel Olivo – Keio (PP) deixa o cargo de presidente para ficar à disposição do município de Morro Grande. Ele está em primeiro mandato e pode concorrer à reeleição junto com seu vice Juraci Favarin, o Tatin (MDB). 

Pela ordem, em 2021 Moacir de São João do Sul (MDB) presidiu a Amesc; em 2022 foi Roberto Biava de Timbé do Sul (PP); em 2023 foi a vez de Almides Roberg da Silva –  Santa Rosa do Sul. No início de 2024 Keio assumiu porque o prefeito de Meleiro abriu mão de assumir. Moacir agora foi eleito para finalizar o rodízio.

Com as mudanças de partido a Amesc está agora assim configurada. PP 6 prefeitos; MDB 4 prefeitos; PSDB 2 prefeitos; PL 2 prefeitos; e PSD com apenas 1 prefeito.  

Dos 15 prefeitos da Amesc 11 deles podem disputar a reeleição. As exceções, são Betinho (PP) em Timbé do Sul; Gaiola (MDB) em Jacinto Machado; Eder Mattos (PL) em Meleiro; e Moacir (MDB) em São João do Sul.

 

REUNIÃO DO UNIÃO BRASIL

Quem teve reunião na segunda-feira (27 de Maio) para tratar das eleições deste ano foi o União Brasil de Araranguá. O partido já começou a discutir os números que cada pré-candidato quer levar para urnas. Para vereador são cinco números. Exemplo 44.000.

Além disso, cada um dos pré-candidatos teve a oportunidade de falar das dificuldades e facilidades que cada um tem neste momento da disputa.                

Outro tema foi a indicação da importância de se fazer uma campanha vinculada à chapa majoritária de César Cesa (MDB) e Tano Costa (PSD).                            

Por fim, também foi debatida a estratégia de Marketing dos candidatos, especialmente em tempos em que se usa tantos as redes sociais e a tecnologia.

 

TCE E A DEFESA CIVIL

Na sessão plenária de quarta –feira (29/5) foi lançado o painel “Prevenção aos Desastres Naturais”, na plataforma Farol TCE/SC.  O painel reúne informações sobre a defesa civil dos municípios catarinenses. Os dados foram coletados em 2023, a partir de questionário enviado pelo TCE/SC às prefeituras, durante fiscalização sobre uso indevido do solo frente aos desastres naturais no Estado. O conselheiro dos processos relacionados ao meio ambiente é o ex deputado estadual José Nei Ascari.

 

QUANDO O JOGO COMEÇA

Em Criciúma há pelo menos cinco candidatos a prefeito se apresentaram nesta pré-campanha. O indicado pelo prefeito Clésio Salvaro (PSD), Vaguinho Espíndula (PSD); Ricardo Guidi (PL); Paulo Ferrarezzi (MDB); Júlio Kaminski (PP); e Arlindo “Tata” Rocha (Federação PT/ PC do B/PV).

Vaguinho busca um vice, que em princípio seria do PSDB, com apoio de PDT, União Brasil e Republicanos; o vereador Ferrarezi se animou a ter um projeto próprio, mas ainda pode ser vice de Guidi ou Vsguinho; o vereador Kaminski, colocou seu nome, mas o nome de Valmir Comin (PP) passou a ser opção de vice tanto do PSD quanto do PL; Guidi deve ter um vice do MDB, do PP ou mesmo do PL em chapa pura (se não for Acélio pode ser a filha Carol Casagrande); e por fim, Lale já tem um nome apresentado pelo Psol – a bióloga Mariana Furlan Sartor.

 

PT CHAMA A CAMPO

A estratégia do PT para as eleições deste ano é colocar em campo os nomes mais fortes que puder, o que leva a nomes de e prefeitos. Carlito Merss deverá ser o indicado para Joinville, onde o prefeito Adriano Silva (Novo) disputa a reeleição.  

 

O NOME ESCOLHIDO DO PT

Em Chapecó o nome escolhido pelo Partido dos Trabalhadores para disputa da prefeitura para a gestão 2025 a 2028 é o do deputado estadual Padre Pedro Baldissera.

 

PT CHAMA SEUS EX

Na região da Amesc o PT já administrou São João do Sul (Alex Bianchin – 2 mandatos), Jacinto Machado (Antônio de Fáveri – 2 mandatos) e Araranguá (Sandro Maciel – 1 mandato). Alex disputa este ano pelo PP (depois de ter estado no PDT); Sandro já descartou; e Antônio de Fáveri é uma possibilidade remota.

Nomes com do ex vice-prefeito Itamar Ferrigo (Praia Grande) e Everaldinho Pereira (Maracajá) também já receberam convocação.

 

PL DE PESCARIA BRAVA

O empresário Claudir Bittencourt foi escolhido como pré-candidato a prefeito de Capivari de Baixo em um evento bastante prestigiado que contou com a presença de 4 partidos: além do PL, mais MDB, PRD e AGIR. O encontro aconteceu na sexta-feira (24) no Salão Paroquial do Bairro Três de Maio.  Também foram apresentados os pré-candidatos a veSEeador.

Pelo MDB, a empresária Samira Porto também foi lançada pré-candidata à prefeita. O PRD lançou as pré-candidaturas de Edvan Borba Rodrigues e Fernando Izidoro de Oliveira. Já o AGIR lançou as pré-candidaturas de Marcos de Souza e Luiz Aroldo.

Além do presidente do PL de Tubarão e pré-candidato a prefeito, deputado estadual Estêner Soratto, também estavam os deputados, estadual Volnei Weber (MDB) e federal Júlia Zanatta (PL), e a Coordenadora Regional do PL Mulher, Graziele de Souza Soratto.