Search

Ação Solidária: Doação de Plaquetas Salva Vidas e Inspira Comunidade

A coleta de plaquetas é um procedimento crucial na medicina transfusional, especialmente para pacientes com condições que afetam a coagulação do sangue. Nesse tipo de doação, a quantidade de plaquetas obtida equivale a oito doações tradicionais de sangue, tornando-se um recurso valioso no tratamento de diversos pacientes.

 

As plaquetas desempenham um papel vital na coagulação do sangue, e seu concentrado é particularmente importante para pacientes com câncer, transplantados e submetidos a cirurgia cardíaca.

 

Para realizar a doação de sangue por aférese, é necessário fazer o agendamento no Hemosc. A aférese é a separação dos componentes do sangue por centrifugação, por meio de um equipamento automatizado. O sangue do doador é captado e a máquina separa apenas as plaquetas, retornando o sangue ao organismo do doador pelo mesmo acesso venoso.

 

Além das mesmas exigências da doação de sangue total, para fazer a doação por aférese é necessário:

 

  • Pesar preferencialmente acima de 60 kg;
  • Nunca ter engravidado (incluindo aborto);
  • Ter bom acesso venoso nos braços;
  • Evitar alimentos gordurosos nos três dias anteriores à doação;
  • Não estar usando AAS ou anti-inflamatório nos últimos cinco dias;
  • Não fazer uso contínuo de anti-hipertensivos da classe IECA (captopril, enalapril, lisinopril);
  • Fazer agendamento prévio.

 

Na última sexta-feira, Maria Eduarda Nunes Garcia, integrante do grupo de doadores de sangue de Araranguá – Abastecendo Vidas, filha de Linda (ex-funcionária da prefeitura de Araranguá, que lutou bravamente por muitos anos contra o câncer), tornou-se a 5ª mulher a realizar essa importante doação no Hemosc de Criciúma.

 

Sua participação não só ajuda a salvar muitas vidas, mas também inspira outros a seguirem seu exemplo de solidariedade e comprometimento com a saúde da comunidade.