Search

Estações de Tratamento operam 24h para garantir água potável e tratamento de esgoto

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) opera não apenas a unidade administrativa na Rua Expedicionário Iracy Luchina, nº 711, que atende o público de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, mas também cinco Estações de Tratamento de Água (ETAs): Belinzoni, Lagoa da Serra, Morro dos Conventos, Ilhas e Espigão da Pedra, além de duas Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs): Urussanguinha e Parque Alvorada, que operam 24 horas por dia, incluindo fins de semana e feriados.

 

Em regime de turnos intercalados de 12 horas por 36 horas, os servidores do SAMAE têm a importante missão de garantir o fornecimento de água potável e de qualidade, bem como o tratamento adequado do esgoto, promovendo assim melhor qualidade de vida e saúde para a população.

 

Atualmente, o SAMAE gerencia uma extensa rede de água com aproximadamente 725 km de extensão, atendendo cerca de 21,6 mil imóveis. O setor é liderado pelo engenheiro químico Mário Copetti. A autarquia também possui reservatórios de água no Morro Centenário, Balneário Morro dos Conventos e Balneário Ilhas, totalizando uma capacidade de 4 milhões e 100 mil litros.

 

Quanto à rede de esgoto, esta abrange cerca de 68 km e atende aproximadamente 5,4 mil domicílios. A diretora deste setor é a engenheira sanitária e ambiental Bruna Inácio Nazário.