Search

Representantes de coletivo em defesa da preservação da fachada da Igreja Matriz participa de sessão na Câmara Municipal

Um grupo de araranguaenses, integrantes do “Coletivo Sacrossanto Memória da Fé” participou da sessão de segunda, 08, na Câmara Municipal, para defender a preservação da fachada da Igreja Matriz Nossa Senhora Mãe dos Homens, atualmente considerada santuário pela igreja católica.

 

O porta-voz, jornalista, Ricardo Grechi, relatou o descontentamento do coletivo diante do anúncio de reforma e a proposta do novo projeto apresentado pelos coordenadores da igreja. A participação foi um convite do vereador, Diego Pires, que teve um requerimento aprovado na casa semana passada com tal pedido.

 

Segundo, Grechi, a importância de preservar a atual arquitetura está aliada ao patrimônio cultural e histórico do município.

 

“Sessenta e sete anos depois ela permanece como a casa maior dos católicos em Araranguá, sendo hoje o maior patrimônio histórico da cidade, um atrativo cultural de valor insubstituível”, defendeu.

 

Aplaudido pelos defensores da causa, o jornalista ainda criticou a necessidade de a reforma propor a mudança da fachada da igreja.

 

“Sempre achei que a igreja matriz fosse intocável, invencível a ditadura da ostentação de consumo que a tudo nivela num patamar de produtos descartáveis”, refutou.