Search

Evandro Santana celebra lei que declara Farol de Morro dos Conventos patrimônio do Município

Na sessão prevista para o dia 8 de abril, o suplente de vereador Evandro Santana (Podemos) vai encerrar o seu primeiro ciclo ocupando uma cadeira na Câmara de Araranguá. Ele aproveita como poucos o período de aproximadamente um mês como legislador e, em consequência disso, está literalmente sorrindo à toa. Além de viabilizar atenção a demandas pontuais nos diferentes segmentos, conquistou aprovação em plenário, posterior publicação e sanção do prefeito César Cesa (MDB) do projeto que originou a Lei Municipal nº 4140/2014, publicada no dia 18 de março, “declarando patrimônio histórico, artístico e cultural do Município de Araranguá, o Farol de Araranguá, localizado em Balneário Morro dos Conventos”.

 

Nascido, criado e estabilizado na comunidade, Evandro sabe da importância do Farol de Morro dos Conventos para Araranguá e região. A edificação é um ponto turístico de beleza singular, e tem a função de sinalizar aos pescadores e navegadores sobre os perigos do mar.

 

O farol foi construído por Belmiro Demétrio Perraro em meados de 1953 e, desde então, faz parte da história do município de Araranguá, de seus moradores, navegantes e turistas.

 

“Este sinal de auxílio a navegação marítima é essencial para a prevenção e segurança. Majestoso e imponente, o farol impõe-se do alto do morro com a missão de lançar sua luz e sinais de radar mar adentro, iluminando o caminho de tantos navegadores” ressalta.

 

Sob a responsabilidade da Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos de Laguna, o Farol de Araranguá possui coordenadas geográficas de uma latitude de 28º 59”, 07s e longitude de 049º21’,75W, além de um alcance geográfico de 22 milhas náuticas, alcance luminoso de 25 milhas náuticas, intensidade luminosa de 29.000 candelas, altura de 11 metros e altitude de 85 metros.

 

Com vista incrível para o Morro dos Conventos, o farol também é um atrativo para quem deseja conhecer o mirante da região e ainda observar o encontro do Rio Araranguá com o mar, além de belezas como as baleias francas e os botos (Sotalia fluviatilis).

 

Na Câmara de Araranguá, Evandro Santana ocupa provisoriamente à cadeira do vereador titular, Luciano Pires (Podemos).

 

LEGANDA: Na foto, Evandro Santana celebra a aprovação da lei ao lado do prefeito municipal César Cesa (MDB) e do vice-prefeito Cristiano da Silva Costa, Tano (PSD).