Search

AMESC e estado unem forças para capacitação de guias na região

Em um encontro promissor para o futuro do turismo no Extremo Sul de Santa Catarina, o Colegiado de Turismo da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (AMESC) reuniu-se nesta quarta-feira (27), com o secretário de Turismo de Santa Catarina, Evandro Neiva, em Florianópolis. A pauta principal foi o fortalecimento da formação profissional na área de turismo, com especial enfoque na capacitação de guias turísticos, uma medida considerada crucial para o desenvolvimento sustentável e integrado do setor na região.

 

Este encontro histórico marcou a apresentação de um pedido de aporte financeiro para a realização de um curso de guia nacional de turismo, que será promovido em parceria com o SENAC de Araranguá. O objetivo é formar novos profissionais qualificados, aptos a enriquecer a experiência dos turistas e a valorizar os atrativos naturais e culturais locais.

 

Estiveram no encontro o coordenador de Turismo da AMESC, Jorge Scandolara; a presidente do Colegiado de Turismo da AMESC e secretária de Turismo de Balneário Arroio do Silva Itaionara Recco; a diretora de Turismo de Turvo, Evelise Menegaro; a diretora de turismo de Sombrio Rosana Martins; o secretário de Turismo de Praia Grande Célio Patricio; a diretora de Turismo de Santa Rosa do Sul Márcia Geane; o secretário de Turismo de Timbé do Sul Edemilson Mondardo e o diretor de Turismo de Araranguá, André Luiz.

 

A reunião foi marcada pelo consenso sobre a necessidade de investimentos estaduais para a realização deste curso, visando à capacitação de guias para a exploração do Caminho dos Canyons e do Geoparque Mundial da UNESCO Caminho dos Cânions do Sul. A importância deste investimento foi ressaltada tanto por Jorge Scandolara Jr. quanto por Itaionara Recco, que destacaram a capacitação como uma ferramenta essencial para atender à crescente demanda por turismo qualificado na região, reconhecida pela sua beleza natural ímpar e pelo seu valor geológico, sendo chancelada pela UNESCO e integrante da Rede Mundial de Geoparques.

 

Itaionara Recco acrescentou: “O apoio do secretário Neiva e do governo do estado é fundamental para que possamos transformar nosso projeto em realidade, elevando a qualidade do turismo na região do Caminho dos Canyons e no Geoparque Mundial da UNESCO, dois dos nossos maiores tesouros naturais, que atraem visitantes de todo o mundo”.

 

Jorge Scandolara Jr. destacou a importância do projeto. “Esta iniciativa é fundamental para aproveitarmos ao máximo o potencial turístico da nossa região. Com a capacitação de guias de turismo, não só fomentamos o desenvolvimento econômico local de forma sustentável, como também asseguramos a preservação do nosso valioso patrimônio. Este esforço conjunto entre AMESC, o governo estadual e o SENAC é um passo crucial para elevar a qualidade do nosso turismo, garantindo experiências únicas para visitantes nacionais e internacionais, enquanto promovemos a região no cenário global”.

 

A iniciativa representa um marco no compromisso com o turismo de qualidade, sustentável e inclusivo, capaz de promover a região no cenário nacional e internacional, contribuindo para a geração de emprego, renda e para a conservação do patrimônio natural e cultural do Extremo Sul de Santa Catarina.